FORMAÇÃO CRÍTICA DO PROFESSOR: ALTERNATIVAS À EMANCIPAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18950Palavras-chave:
Formação de professor, Pedagogia Crítica, Prática Pedagógica, Práxis Decolonial.Resumo
A formação de professores no Brasil e em diversos contextos tem se cristalizado em práticas descritivas e normativas, voltadas à reprodução de orientações tecnicistas. Pesquisadores como Freire, Nóvoa e Franco destacam a urgência de buscar novos fundamentos para uma formação docente pautada no “pensar desde” e no “pensar com”, promovendo práticas investigativas, dialogais e partilhadas. É necessário decolonizar a tradição reprodutiva da ideologia vigente e abrir espaço para pedagogias críticas, que recriem condições pedagógicas voltadas ao pensamento crítico, às solidariedades e às partilhas coletivas. Este artigo investiga como estruturar pedagogicamente novas práticas de formação docente e defende a pesquisa-ação pedagógica como metodologia crítica para a Co-construção de processos formativos. Tais práticas emergem dos saberes e necessidades dos docentes, contribuindo para uma docência transformadora, ancorada em princípios de participação, diálogo e construção coletiva
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