APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580

Palavras-chave:

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Resumo

A Revista Holos, volume 8 (2021), apresenta o dossiê Pedagogia Histórico crítica: ciência, currículo e didática, edição coordenada por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e José Claudinei Lombardi, contendo contribuições de autores das instituições: UFOPA, UNICAMP, UFSC, UFT, UFES, UECE, UNIRIO, UFAC, UFSCar, UFPA, UFPB, SEMED do Rio de Janeiro e SEMED de Bauru/SP. Os artigos resultam de pesquisas e estudos realizados junto aos Programas de Pós-graduação em Educação e em ações extensionistas para a formação de professores, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR”, presente em diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. É Vice- coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. Bolsista do CNPq. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDR/Ufopa. 

José Claudinei Lombardi, UNICAMP

Professor titular do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do grupo de pesquisa Histedbr

Referências

Aguiar, M., & Colares, M. (2021). A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Lagares, R., & Almeida, G. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.

Santos, M., & Silva Nunes, K. (2021). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Lombardi, J., & Fernandes, R. (2021). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Sousa, F., & Colares, A. (2021). UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.

Soares, L., & Galvão, A. (2021). DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-12. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580

Neves, V., & Sales, J. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES. HOLOS, 37 (8), 1-15.

Xavier Silva, A., & Assen de Carvalho, M. (2021). CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL. HOLOS, 37 (8), 1-14.

Hermida, J., & Conde, S. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. HOLOS, 37 (8), 1-18.

Dominschek, D., & Jacomeli, M. (2021). A PEDAGOGIA DA INDÚSTRIA E AS CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E TÉCNICA DAS ESCOLAS DO SENAI-PR. HOLOS, 37 (8), 1-17.

Pereira, R., Alves, D., Alvares, D., & Sousa, F. (2021). MATERIAL DIDÁTICO CARIOCA E SUAS RELAÇÕES COM A BNCC: a teoria é uma coisa e a prática pode não ser outra?. HOLOS, 37 (8), 1-20.

Lélis, L., & da Hora, D. (2022). A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-15. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

Downloads

Publicado

12/01/2022

Como Citar

Colares, M. L. I. S., & Lombardi, J. C. (2022). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA. HOLOS, 8, 1–7. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.