APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580Palavras-chave:
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAResumo
A Revista Holos, volume 8 (2021), apresenta o dossiê Pedagogia Histórico crítica: ciência, currículo e didática, edição coordenada por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e José Claudinei Lombardi, contendo contribuições de autores das instituições: UFOPA, UNICAMP, UFSC, UFT, UFES, UECE, UNIRIO, UFAC, UFSCar, UFPA, UFPB, SEMED do Rio de Janeiro e SEMED de Bauru/SP. Os artigos resultam de pesquisas e estudos realizados junto aos Programas de Pós-graduação em Educação e em ações extensionistas para a formação de professores, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR”, presente em diversas instituições de ensino superior do Brasil.
Downloads
Referências
Aguiar, M., & Colares, M. (2021). A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PONTUAÇÕES TEÓRICAS. HOLOS, 37 (8), 1-14.
Lagares, R., & Almeida, G. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.
Santos, M., & Silva Nunes, K. (2021). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO PRÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA NO CAMPO. HOLOS, 37 (8), 1-14.
Lombardi, J., & Fernandes, R. (2021). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. HOLOS, 37 (8), 1-14.
Sousa, F., & Colares, A. (2021). UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-13.
Soares, L., & Galvão, A. (2021). DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-12. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13580
Neves, V., & Sales, J. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES. HOLOS, 37 (8), 1-15.
Xavier Silva, A., & Assen de Carvalho, M. (2021). CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL. HOLOS, 37 (8), 1-14.
Hermida, J., & Conde, S. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. HOLOS, 37 (8), 1-18.
Dominschek, D., & Jacomeli, M. (2021). A PEDAGOGIA DA INDÚSTRIA E AS CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E TÉCNICA DAS ESCOLAS DO SENAI-PR. HOLOS, 37 (8), 1-17.
Pereira, R., Alves, D., Alvares, D., & Sousa, F. (2021). MATERIAL DIDÁTICO CARIOCA E SUAS RELAÇÕES COM A BNCC: a teoria é uma coisa e a prática pode não ser outra?. HOLOS, 37 (8), 1-20.
Lélis, L., & da Hora, D. (2022). A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 37 (8), 1-15. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424