HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8464

Palavras-chave:

Experiências formadoras, Narrativas (Auto)biográficas, Programa Brasil Alfabetizado

Resumo

Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado com enfoque nas narrativas de experiências formadoras na voz de um poeta popular do Programa Brasil Alfabetizado – Baraúna/RN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo compreender como os saberes alicerçados nas experiências do cotidiano do referido poeta contribuíram para o seu constituir-se alfabetizador e formador de alfabetizadores no Programa Brasil Alfabetizado. As inspirações teóricas de embasamento foram os estudos de Freire (1980, 1981, 1987, 1996 e 2007), Josso (2010), Halbwachs (2006), Martins (2000), Brandão (1981) e Tardif (2010). Como resultados o estudo aponta algumas percepções. A primeira delas diz respeito aos fecundos processos formativos do seu narrador personagem, tecidos nos fios da memória que enredam a sua trajetória de vida. Destacam-se os saberes construídos com o pai, as lutas sindicais, a experiência de tornar-se poeta e a docência no PBA, que resultaram em transformações existenciais e cognitivas. As experiências narradas revelam também o seu empoderamento a partir do seu aprender, nas relações estabelecidas na labuta do cotidiano. Conhecimentos que o impulsionaram ao espaço da sala de aula como alfabetizador e formador de professores do PBA. As histórias de vida, além do seu significado investigativo, representam um instrumento de formação para o sujeito que se narra e para os outros. As narrativas servem como material de compreensão dos processos de conhecimento, da formação e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosilene Costa Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação. Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do Programa de Pós-Graduação (POSEDUC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Diocesano Santa Luzia. Coordenadora dos Programas de Formação Continuada da Rede Pública do município de Baraúna-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEMABI da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa do Projeto de Pesquisa Institucional intitulado Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. aprovado pela UERN em 2017 com financiamento do CNPq. Membro executora do Projeto de extensão da UERN denominado Histórias de Vida, Teatro e Desenho – Vozes Silenciadas – desenvolvido no Complexo Penal Agrícola Dr Mário Negócio. Apresenta experiência no Ensino Superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no curso de Pedagogia.

Referências

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Publicado

23/02/2020

Como Citar

Ramos, R. C. (2020). HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN. HOLOS, 7. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8464

Edição

Seção

ARTIGOS

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