ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇO

Autores

  • Maria de Fátima de Lima das Chagas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Karla Rosane do Amaral Demoly Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Válter Rebouças UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Kézia Viana Gonçalves Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.963

Resumo

A pesquisa intervenção aqui apresentada objetivou diminuir o distanciamento entre professores e tecnologias da informação e da comunicação, interagindo com gêneros textuais no ciberespaço. Utilizou uma metodologia que envolveu entrevistas com os professores, oficinas pedagógicas em um curso de formação continuada. Dessa forma observaram-se resultados apresentados nas escritas dos professores, como mudanças nos modos de compreensão acerca do computador e outras ferramentas digitais no fazer pedagógico apropriando-se de gêneros textuais que envolvem os letramentos alfabético e digital. Atualmente os gêneros textuais digitais são bastante utilizados na formação inicial e continuada de educadores pela necessidade da inclusão digital de professores com atividades no ciberespaço. A fundamentação teórica que norteou este trabalho parte da perspectiva sociointeracionista e histórica da linguagem, defendida por Bakhtin/Voloshinov (1992/ 2003/2006); Xavier (2002) e Pierre Lévy (1996/1999) que permitiram compreender os processos cognitivos e subjetivos potencializados no operar dos sujeitos com diferentes gêneros textuais no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora, Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias - UFERSA.

Karla Rosane do Amaral Demoly, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

O percurso de formação acadêmica compreende a Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris EHESS (2006-2007). 

José Válter Rebouças, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professor, graduado em Letras - Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1995). Pós-graduação- Especialização em leitura e produção de texto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Kézia Viana Gonçalves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão PEREIRA. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992; 2003;

_____, VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 12 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Unesp, 1999.

______ As tecnologias da inteligência S. Paulo: Editora 34, 1996.

______ O que é virtual. S. Paulo: Editora 34, 1996 b.

PERRENOUD, Philippe; RAMOS, Patrícia Chittoni. (Trad.). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

XAVIER, Antonio C. S. O Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado, Unicamp: inédito, 2002.

Downloads

Publicado

07/02/2015

Como Citar

Chagas, M. de F. de L. das, Demoly, K. R. do A., Rebouças, J. V., & Gonçalves, K. V. (2015). ATUAÇÃO DOCENTE NA INTER-RELAÇÃO DOS LETRAMENTOS ALFABÉTICO E DIGITAL NO CIBERESPAÇO. HOLOS, 6, 329–336. https://doi.org/10.15628/holos.2014.963

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)