ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS NAS ESCOLAS REGULARES DE MOSSORÓ-RN

Autores

  • Maria de Fátima de Lima das Chagas
  • Francisca Kélia Duarte Dias

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.968

Resumo

Entende-se por educação especial, a modalidade de ensino, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com NEE (necessidades educacionais especiais), a partir da educação infantil. Esse é um estudo descritivo e prospectivo, que analisou as concepções de 20 professores da educação infantil da rede regular de ensino da cidade de Mossoró-RN, que atendem alunos com NEE, sobre a educação inclusiva, sendo 10 professores da rede pública e 10 da rede privada. O estudo propôs análises e reflexões sobre a educação inclusiva, seus conceitos e necessidades para a efetivação. As principais dificuldades indicadas pelos professores sobre a realização da inclusão apontaram para a falta de experiência e de formação profissional, número de alunos por sala de aula, apoio da família e infraestrutura de trabalho. Como sugestões de ações para garantir melhorias da qualidade do ensino se destacaram: mais cursos de formação continuada; infraestrutura adequada; trabalho em conjunto: escola/família/sociedade e a implementação de mais ações governamentais para esse propósito.

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Publicado

14/11/2014

Como Citar

Chagas, M. de F. de L. das, & Dias, F. K. D. (2014). ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS NAS ESCOLAS REGULARES DE MOSSORÓ-RN. HOLOS, 5, 144–153. https://doi.org/10.15628/holos.2014.968

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ARTIGOS

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