COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.11628Palavras-chave:
Creche, Documentação Pedagógica, Criança, Pandemia, Educação Remota Emergencial.Resumo
Este artigo apresenta um relato sobre a ação educativa não presencial subsidiada pela abordagem da documentação pedagógica. O cenário de pandemia mundial provocado pelo coronavírus acarretou no fechamento das instituições educacionais e na necessidade de construção de um projeto educativo remoto e emergencial, o que exigiu repensar as práticas pedagógicas para atender aos desafios desta realidade inusitada. Nesse processo, em uma creche da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP foi criado um grupo de WhatsApp composto pelas educadoras e os familiares das crianças de cada turma com o intuito de possibilitar a manutenção dos vínculos e da identidade coletiva, bem como dar continuidade à algumas vivências que integravam o cotidiano na instituição. Em uma turma com crianças de 2-3 anos foi construído um processo documental denominado “Como nó e nós”, o qual apresenta uma narrativa sobre o percurso trilhado coletivamente. A partir desta experiência, verificou-se que a documentação pedagógica possibilita a ação reflexiva docente e a comunicação do processo educativo, viabilizando a relação de parceria entre educadoras, crianças e familiares, bem como tornando visível os saberes e fazeres dos meninos e meninas e a intencionalidade do trabalho pedagógico na creche.
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