COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11628

Palavras-chave:

Creche, Documentação Pedagógica, Criança, Pandemia, Educação Remota Emergencial.

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre a ação educativa não presencial subsidiada pela abordagem da documentação pedagógica. O cenário de pandemia mundial provocado pelo coronavírus acarretou no fechamento das instituições educacionais e na necessidade de construção de um projeto educativo remoto e emergencial, o que exigiu repensar as práticas pedagógicas para atender aos desafios desta realidade inusitada. Nesse processo, em uma creche da Rede Municipal de Educação de Santo André/SP foi criado um grupo de WhatsApp composto pelas educadoras e os familiares das crianças de cada turma com o intuito de possibilitar a manutenção dos vínculos e da identidade coletiva, bem como dar continuidade à algumas vivências que integravam o cotidiano na instituição. Em uma turma com crianças de 2-3 anos foi construído um processo documental denominado “Como nó e nós”, o qual apresenta uma narrativa sobre o percurso trilhado coletivamente. A partir desta experiência, verificou-se que a documentação pedagógica possibilita a ação reflexiva docente e a comunicação do processo educativo, viabilizando a relação de parceria entre educadoras, crianças e familiares, bem como tornando visível os saberes e fazeres dos meninos e meninas e a intencionalidade do trabalho pedagógico na creche.

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Biografia do Autor

Natália Francisquetti Silva Vieira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Santo André. Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação – GEPIDE (PPGE/USCS).

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Psicologia e Pedagogia. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação – GEPIDE (PPGE/USCS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire – GEPPF (PPGE/USCS).

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Vieira, N. F. S., & Silva, M. R. P. da. (2021). COMO NÓ E NÓS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM 2020. HOLOS, 3, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11628

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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