DO PARADIGMA ASSISTENCIAL AO PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: A PERCEPÇAO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4384

Palavras-chave:

Educação Infantil, Paradigma Assistencial, Paradigma do Desenvolvimento Integral da Criança, História Oral.

Resumo

Este artigo deriva de uma dissertação de mestrado que dentre outros objetivos buscou conhecer a percepção de professoras sobre um período histórico de transição entre paradigmas educacionais. Pesquisa de caráter qualitativo foi realizada num município de médio porte de RS; tendo como instrumento de pesquisa a história oral e análise de conteúdo para tratamento dos dados colhidos em contexto de afirmação do compromisso com o desenvolvimento integral das crianças. Compreendemos, ao final do estudo que a presença das professoras no interior das creches impulsionou fortemente a  transição  entre  o paradigma assistencial, um modelo construído historicamente nas instituições brasileiras e o paradigma de desenvolvimento integral das crianças. As professoras sentiram-se protagonistas de um tempo de mudanças. Além de cuidar, perceberam que outras dimensões acentuaram a complexidade da prática pedagógica na educação infantil como educar, brincar, interagir e associar.

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Biografia do Autor

Marina Patricio Arruda, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Doutora em Serviço Social, Pós-doutorado em Educação pela PUCRS. Professora e  Pesquisadora dos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).Professora orientadora da  dissertação. E-mail: marininh@terra.com.br.

Izabel Cristina Feijó de Andrade, UNIPLAC

Doutora em Educação pela PUCRS.  Professora Colaboradora da UNIPLAC.

Shana Siqueira Bragaglia Machado, UNIPLAC

Mestre em Educação pela UNIPLAC

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Publicado

22/12/2018

Como Citar

Arruda, M. P., Feijó de Andrade, I. C., & Machado, S. S. B. (2018). DO PARADIGMA ASSISTENCIAL AO PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: A PERCEPÇAO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. HOLOS, 7, 91–102. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4384

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