A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS INTERDISCIPLINARIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5539

Palavras-chave:

Articulação entre as Linguagens, Linguagem corporal, Boas Práticas na Educação Física, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo discute possibilidades de articulação entre as diferentes linguagens com base na linguagem corporal como meio para o desenvolvimento da especificidade da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa discussão se fundamenta nos resultados de uma dissertação de mestrado em educação, desenvolvida mediante um estudo de caso como uma das possibilidades de pesquisa qualitativa, com uso de observações, entrevistas e análise de documentos. As características elucidadas no eixo “conteúdo escolar” contemplam os processos de alfabetização e letramento, possibilitam a articulação/fortalecimento entre áreas e se relacionam com as questões das políticas públicas de formação de professores de Educação Física. Consideramos que a forma como a participante da pesquisa de mestrado desenvolveu o conteúdo nas aulas se aproxima de um “pensar” e de um “fazer” interdisciplinar, em virtude do diálogo com outros modos de conhecer, do compromisso com a aprendizagem discente, da atitude de busca e pesquisa, do uso da linguagem corporal como possibilidade de comunicação, da diversificação dos procedimentos para ensinar etc. Algumas aproximações foram feitas entre os dados da pesquisa de mestrado e debates atuais, uma vez que o trabalho docente em qualquer área exige ações interdisciplinares. Assim, este artigo apresenta reflexões a respeito de interdisciplinaridade e indagações que podem apontar possíveis avanços na compreensão e no fazer pedagógico do que é ou possa ser interdisciplinar. Portanto, o debate referente a possibilidades de boas práticas no contexto de início da carreira e a necessidade de políticas públicas de formação docente é consolidado pelas análises realizadas.

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Biografia do Autor

Catia Silvana Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2004) e Especialização em Treinamento Desportivo (2006) pela UENP e Especialização em Educação Física pela UNICAMP (2013). Cursou Mestrado em Educação na UFSCar (2013) e Doutorado em Educação, também na UFSCar (2017). Recentemente, integrou o Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Graduação em Pedagogia (1993) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2000). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2010). Professora Adjunta III da UFSCar, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância.

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Publicado

20/11/2019

Como Citar

Costa, C. S., & Monteiro, M. I. (2019). A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS INTERDISCIPLINARIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 6, 1–20. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5539

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