PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Dermeval Saviani, Educação & Formação, Ensino em Perspectivas, Práticas Educativas, Memórias e Oralidade.

Resumo

A pesquisa trata da pedagogia histórico-crítica, idealizada por Saviani a partir da década de 1980, na intenção de incorporar os avanços e superar os limites verificados no âmbito das pedagogias antecedentes. Objetivou-se analisar a produção difundida pelas revistas Educação & Formação, Ensino em Perspectivas e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, vinculadas ao Programa de Pós- -Graduação da Universidade Estadual do Ceará, para identificar as categorias temáticas pertinentes ao uso e às apropriações das concepções de Saviani sobre a pedagogia histórico-crítica. Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo estado da arte, firmado na análise do conteúdo. A partir da leitura integral dos 13 produtos selecionados, emergiram quatro categorias temáticas: 1) relação escola e trabalho; 2) trabalho docente; 3) formação docente; e 4) políticas públicas educacionais. Concluiu-se que a interlocução com as concepções de Saviani fundamenta o debate de uma multiplicidade de temas no campo educacional que estimulam uma prática docente contra-hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB). Enfermeira do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da UFPB. 

José Albio Moreira Sales, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutor pela Universidade do Porto em Portugal, Professor Associado do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

Abreu, S. M. B., Sabóia, W. N., & Nobrega-Therrien, S. M. (2019). Formação docente em educação física: perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, 4(3), 191-206. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897/1317 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.897

Araújo, L. F. F., Progetti, C. B., & Santos, R. A. (2021). O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(3), e334992. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992/4496 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.

Blaszko, C. E., Claro, A. L. A., & Ujiie, N. T. (2021). A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, 6(2), e3908. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908/3952 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908

Brandenburg, C., Nascimento, K. A. S., & Fialho, L. M. F. (2021). Relatório técnico-científico do periódico Rev. Pemo, referente ao ano de 2020. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(1), 1-14. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4602 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.4554

Brandenburg, C., Pereira, A. S. M., & Fialho, L. M. F. (2019). Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(2), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527/3761 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3527

Campomar, G. C., Zimmerman, M. A., Fulugonio, J., & Añasco, A. (2020). “Você não. nessa posição, sim ou sim, um homem”: representações em torno do gênero e intervenção docente na formação. Educação & Formação, 5(2), 17-35. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2451 DOI: https://doi.org/10.25053/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335pt

Canettieri, M. K., Paranahyba, J. C. B., & Santos, S. V. (2021). Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, 6(2), e4406. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406

Cartaxo, S. R. M., & Scos, J. (2021). Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes: processos de produção e contribuições para a formação. Educação & Formação, 6(2), e3434. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3434/3959 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3434

Carvalho, D. M. S., & França, D. X. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, 4(3), 148-168. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974/1313 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974

Cavalcanti, N. C. S. B., Nauar, A. L., & Almeida, M. V. C. (2021). Educação e empoderamento Feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará. Educação & Formação, 6(2), e4159. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4159/4013 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4159

Colares, M. L. I. S., & Lima, G. S. N. (2021). A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste: interlocuções sistematizadas. Debates em Educação, 13(32), 374-395. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11971 DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395

Costa, M. A. A., Souza, D. S., Braúna, C. J. D., Nobre, M. N. G., Holanda, R. M., & Colares, A. A. (2020). Caminhos da formação docente no Brasil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Ensino em Perspectivas, 1(1), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4575

Costa, M. S. C., & Holanda, V. C. C. (2021). História de vida e método autobiográfico – uma nova perspectiva de formação – a autoformação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(2), e324380. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4380 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4380

Dias, L. S., & Severo, J. L. R. L. (2020). O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, 5(2), 133-149. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1571

Freitas, J. V., & Ferreira, F. N. (2020). Educomunicação socioambiental como estratégia pedagógica no ensino infantil. Educação & Formação, 5(2), 54-72. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1449

Garcia, F. M., Yasuda, B. C., & Bene, L. E. (2020). Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, 5(2), 36-53. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706

Godoy, E. D. (2021). Educação e desempenho sexual integral: uma abordagem filosófica feminista. Educação & Formação, 6(2), e4448. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448

Gomes, M. A. O., & Colares, M. L. I. S. (2012). A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 281-280. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/16978/pdf DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.16978

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272. https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

Fialho, L. M. F. (2021). Ensino em perspectivas: a experiência de elaboração coletiva de um periódico científico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(2), e324555. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4555/4030 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4555

Fialho, L. (2012). O Ensino Médio ministrado no Centro Educacional Patativa do Assaré. Holos, 2, 184-192. https://doi.org/10.15628/holos.2012.870 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.870

Fialho, L. M. F., & Neves, V. N. S. (2021). Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(3), e335576. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5576/4505 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5576

Florencio, L. R. S., Fialho, L. M. F., & Almeida, N. R. O (2017). Política de formação de professores: a ingerência dos organismos internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, 5, 303-312. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/5757 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5757

Lopes, L. S., Silva, F. J., & Ferreira, A. V. (2020). (Pedagogia da) Convivência e práticas socioeducativas em uma ONG no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo-RJ. Educação & Formação, 5(2), 73-92. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2089/2466 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2089

Lopes, M. J. R., Lima, N. L. G., & Almeida, D. M. (2019). A EJA no sistema penitenciário: inclusão e ressocialização. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 1(3), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3515/3139 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3515

Machado, C., Fialho, L., & Vasconcelos, L. (2013). Pelos fios das memórias do livro e da leitura: o arquivo Zila da Costa Mamede. Holos, 5, 333-346. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721

Minayo, M. C. S. (2012). Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

Miranda, P. R., & Azevedo, M. L. N. (2020). Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil?. Educação & Formação, 5(3), e1421. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421/3240 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.1421

Nascimento, K. A. S., Fialho, L. M. F., & Brandenburg, C. (2020). Índice h5 e i10 do Google Scholar: um estudo de caso. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(1), e314204. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4204/3537 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4204

Neves, V. N. S., Machado, C. J. S., Fialho, L. M. F., & Sabino, R. N. et al. (2021). Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, v. 42, e240176. https://www.scielo.br/j/es/a/yVCyYWbQPrZNYdB9sYtWwHt/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/es.240176

Nogueira, A. W. R., Sena, E. F., & Ribeiro, L. T. F. (2021). Educação e trabalho: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5691

Nunes, M. L. S., Machado, C. J. S., & Sousa, D. S. S. (2021). “Ensinar as crianças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educação & Formação, 6(1), e1485. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485/3735 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.1485

Orso, P. J. (2020). O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, 10(1), e020048. http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432

Pereira, K. R. C., Costa, F. J. F., & Diogo, A. P. S. (2020). Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de “A triste história de Eredegalda”. Educação & Formação, 5(3), e2996. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996/2657 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2996

Sales, M. J. F. S., Chaves, P. J. S., & Cavalcante, M. M. D. (2021). A didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, 2(1), 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (11a ed). Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (2012). Escola e democracia (42a ed.). Campinas: Autores Associados.

Silva, E. G., & Moura, M. L. (2021). A monitoria da disciplina de História da Educação Brasileira em tempos de pandemia da Covid-19. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1-8. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6286

Silva, I. R. M. O. (2021). O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, 2(3), 1-2. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246

Silva, J. F. L., Silva, L. G., Silva, R. S., & Parentes, M. D. S. (2020). Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 2(1), 1-14. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514/3151 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514

Silva, K. F. M., & Corrêa, C. P. Q. (2019). Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, 5(1), 59-78. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1468

Silva, M. L., Maia Filho, O. N., & Rabelo, J. J. (2020). As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, 5(1), 215-234. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1002

Silva, R. M. O. (2021). O memorial autobiográfico como nova possibilidade didática nos processos de formação docente de professores da Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, 2(2), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5115

Silva, S. C., Vasconcelos, J. G., & Florencio, L. R. S. (2020). Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, 5(2), 176-194. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1452

Souza, L. O., & Anselmo, K. B. (2020). Saberes da docência: leitura crítica, emancipação humana e profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revista Pemo, 3(1), e314290. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4290/3600 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290

Sousa, F. G. A., & Fernandes, F. R. (2020). Principais discussões tecidas nas publicações mais citadas da Revista Educação & Formação (2016-2019). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Revista Pemo, 2(1), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3473/4057 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3473

Sucupira, T. G., & Delgado, F. J. G. (2020). Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, 5(2), 216-239. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2750

Tavares, E. L. H., & Corsetti, B. (2019). Uma análise das concepções teóricas sobre qualidade da educação na América Latina a partir de publicações da UNESCO (1966-2008). Holos, 1, 1-18. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4332 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.4332

Downloads

Publicado

07/12/2021

Como Citar

Neves, V. N. S., & Sales, J. A. M. (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS EDUCACIONAIS CEARENSES. HOLOS, 8, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.