O jornal escolar:

um construto para a formação humana integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16434

Palavras-chave:

Omnilateral, Criticidade, Protagonismo, Articulação de Saberes

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de uma formação humana integral para a compreensão e superação das condições alienadoras impostas na sociedade capitalista.  Buscou-se analisar e discutir a funcionalidade e a eficácia de uma mídia comunicativa e interativa, um Jornal escolar – JE, como recurso pedagógico para a formação geral do educando. Recorreu-se aos aportes do materialismo histórico dialético e de estudiosos filiados a esta corrente teórico-conceitual. Utilizou-se o método de revisão de fontes teórico-pedagógicas e narrativas da literatura sobre a temática. O resultado indica que o JE propicia avanços na criticidade, no protagonismo, na construção e compartilhamento de saberes entre os estudantes, intra e extramuros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba  (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos para o Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP e em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros discursivos que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação.

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1994), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São Carlos. Atua como docente no Ensino Médio Integrado, Proeja, cursos superiores e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Humana Integral; Filosofia da Educação; Direitos Humanos; Ética e Cidadania. É líder do grupo de Pesquisa Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade. Membro do Conselho Editorial do IFSC.

Referências

ALMEIDA, Isabel Cristina. VAGULA, Edilaine. Escola e tecnologia educacional: desafios contemporâneos. 2016. TCC (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p. 44. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2016%20 Isabel%20Cristina%20de%20Almeida.pdf. Acesso em: 07 mai. 2022.

ÁLVAREZ, Gerzon Yair Calle; ARROYO, Yolima Andrea Aguilera. Escrita criativa de um jornal escolar digital na escola rural. Cuadernos de Lingüística Hispánica, n. 40, p. 1-24, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/clin/n40/2346-1829-clin-40-1g.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.19053/0121053X.n40.2023.14205

ANDRADE, Aline. et al. O jornal escolar e a formação crítica do aluno do ensino médio: desvelando possibilidades através de gêneros textuais. Revista Ao Pé da Letra, v. 17, p. 151-164, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/231862. Acesso em: 11 nov. 2023.

ANTONIASSI, Paula Isaias Campos. O jornal escolar e a formação de alunos produtores de textos: análise de uma prática de letramento midiático em uma escola municipal de Florianópolis – SC. 2014. Dissertação de Mestrado (Linguística), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/128853/329530.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 jul. 2022.

BARROS, Marisa Aparecida Loures de Araújo. O jornal escolar como estratégia para desenvolver o pensamento crítico, a leitura e a escrita: uma proposta que transportou alunos e comunidade escolar para a França de 1968. Bem Legal, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicao-2018-2/jornal-escolar. Acesso em 06 mai. 2022.

BERALDO, Patrícia. Mídia Digital. Produção de Jornal Eletrônico Escolar. Revista UNINTER de Comunicação, v. 8, n. 15, dez, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/840. Acesso em: 12 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.21882/ruc.v8i15.840

BONINI, Adair. O jornal escolar como mídia contra-hegemônica-jornalismo de escola não modelado pelo jornalismo comercial dominante. Linguagem em (Dis)curso, v. 17, p. 165-182, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/fjzPmW3MDNjzJFgTd TcGPzb/?format=html. Acesso em: 05 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-170201-4716

BRAZIL, Priscila Nunes; XAVIER, Manassés Morais. Escrita em ação: o jornal escolar e os modos de apropriação do conhecimento no Ensino Médio Técnico-Profissionalizante. VERBUM. CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, v. 12, n. 2, p. 204-224, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verbum/article/view/62848. Acesso em: 11 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p204-224

CUNHA, Rosana Cristina Da. O jornal escolar: instrumento para a formação crítica e cidadã. Intercâmbio, v. 17, p. 496-514, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3601/23 62. Acesso em: 20 mai. 2022.

DUARTE, Evandro Santos; OLIVEIRA, Neiva Afonso; KOGA, Ana Lúcia. Escola unitária e formação omnilateral: pensando a relação entre trabalho e educação. XI ANPED, Curitiba-PR, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/20 15/11/eixo12_EVANDRO-SANTOS-DUARTE-NEIVA-AFONSO-OLIVEIRA-ANA-L%C3%9A CIA-KOGA.pdf. Acesso 06 jul. 2022.

FIOLHAIS, Carlos. Saber e poder ou a modernidade de Sir Francis Bacon. Actas dos 3os Cursos Internacionais de Verão de Cascais, v. 2, p. 155-172, Câmara Municipal de Cascais - PT. 1996. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/ 40922/1/saber_poder_modernidade_francis_bacon.pdf. Acesso em: 05 jul. 2022.

FREINET, Célestin. O jornal escolar. Lisboa: Estampa, 1974. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5941882/mod_resource/content/1/103273811-o-Jornal-Escolar-Freinet-07042011.pdf. Aceso em: 07 mai. 2022.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/Paulo%20Freire%20-%20Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_pp.5-19.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.

______. Educação como prática da liberdade. 23ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio. São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/15 087143/DICION%C3%81RIO_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_DO_CAMP_PDF _1_. Acesso em: 07 jul. 2022.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. Disponível em: https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/gramsci-os-intelectuais-e-a-organ izacao-da-cultura1.pdf. Acesso em 06 jul. 2022.

GUIDI, Janete Aparecida. O uso do jornal como suporte à aprendizagem. In: II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Anais. 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS20 13/pdf/9006_4660.pdf. Acesso em: 07 mai. 2022.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. 47ª ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Grad uacao/Espacodoaluno/PET-ProgramadeEducacaoTutorial/Pedagogia/capitulo-libaneo.pdf. Acesso em 06 mai. 2022.

LINO, Ana Paula Silva; SANTANA, Andreia Cunha Malheiros. O ensino de Língua Portuguesa através de um projeto de letramento: o jornal escolar. Signum: Estudos da Linguagem, v. 21, n. 3, p. 424-447, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/34797. Acesso em: 11 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p424

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital; tradução: Isa Tavares. 2° edição. São Paulo: Boitempo, 2008.

MACIEL, Cosme Leonardo Almeida. Educação integral: limites e possibilidades sob a hegemonia do capital. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20 jul/dez, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2220. Acesso em: 07 jul. 2022.

MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, educação e escola unitária. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/X3MD3XtH4YVQfXndF DBDtws/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226099

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; Silva, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out-dez, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v20n63/en_1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

OLIVEIRA, Antonio Ivanildo Bezerra De; OLIVEIRA, Sônia Maria Soares De. Experiência de ensino de leitura por meio de jornal escolar. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5706. Acesso em: 05 out. 2022.

PACHECO, Mariã Aparecida Torres; PINTO, Leandro Rafael; PETROSKI, Fabio Roberto. O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma experiência válida. XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE; VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPD/CÁTEDRA UNESCO. Anais. 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24549_12672.pdf. Acesso em: 11 mai. 2022.

PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, v. 2, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_arte_unioeste_valdericelimacerem.pdf. Acesso em 08 mai. 2022.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline., et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______. História e política da educação profissional. Coleção Formação Pedagógica, v. 5. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https:// curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-d a-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

RUIZ, Tânia Maria Barroso. Autoria institucional no jornal escolar O Colegial – órgão dos alunos do Colégio Catarinense (1945-50). Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 14, n. 1, p. 150-170, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/kcQR533hkzNNx9YQSNM9jZs/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457335516

______. O jornal escolar De olho no carva: uma experiência de ensino e aprendizagem de escrita. Revista Linguagem em Foco, v. 9, n. 2, p. 125-136, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1583. Acesso em: 05 out. 2022.

______. O projeto didático do jornal escolar no ensino crítico de linguagem. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 15, n. 2, p. 1-20, 2016. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2025. Acesso em: 05 out. 2022.

SANTANA, Rosimeiry Souza. et al. Educação e a formação humana: um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p.42282-42299, jul. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12482/ 10475. Acesso em; 11 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-006

SCHIEFELBEIN, Tanara Lemes; PIOVESAN, Sandra. Dutra. Jornal escolar: uma experiência na escola Hildebrando Westphalen. 2013. TCC (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal de Santa Maria/RS. Cruz Alta, p. 19. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/731/ Schiefelbein_Tanara_Lemes.pdf?sequence=1. Acesso em 07 mai. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989. Disponível em: https://portaltrabalh o.files.wordpress.com/2015/03/sobre-a-concepcao-de-politecnia.pdf. Acesso em: 15 mai. 2022.

______. Entrevista com o professor Dermeval Saviani – a pedagogia histórico-crítica na atualidade. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 2, p. 4-12, abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/ind ex.php/ch/article/view/3 121/2765. Acesso em: 06 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2019.v16.n2.h414

______. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/20 16/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf. Acesso em 05 mai. 2022.

SILVA, Juliane Aparecida de Melo; RIBEIRO, Janete Santa Maria. O jornal como ferramenta didática. RECIT, Medianeira, v. 8, n. 17, 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/recit/article/ download/e-4770/pdf. Acesso em: 07 mai. 2022.

SOBREIRO, Marco Aurélio. Jornal escolar: criatividade na sala de aula. 2006. Disponível em: https://issuu.com/bol022/docs/livreto_em_pdf. Acesso em: 08 mai. 2022.

VIEIRA, Sebastião da Silva; ABRANCHES, Sérgio. O jornal escolar e sua importância no processo de construção de saberes discentes. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, v. 6, n. 1, p. 109-126, jan./jul., 2017. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/7299/5061. Acesso em: 10 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12673

TONET, Ivo. Educação e formação humana. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, v. 8, n. 9, p. 9-21, 2006. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em: 07 jul. 2022.

ZEN, Eliesér Toretta; MELO, Douglas Christian Ferrari De. Gramsci, Escola Unitária e a formação humana. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ cadernosdepesquisa/article/view/4628/2506. Acesso em: 06 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p42-54

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Hugo Rivas de; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; RYTHOWEM, Marcelo; MALDANER, Jair José. O jornal escolar: : um construto para a formação humana integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. 316434, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16434. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16434. Acesso em: 20 out. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.