O PROFESSOR LICENCIADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: QUAIS SÃO OS SABERES DOCENTES QUE ALICERÇAM SEU TRABALHO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3499

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação de Professores, Trabalho Docente, Saberes docentes.

Resumo

Situado em meio as discussões acerca da formação e saberes docentes necessários ao trabalho do professor na Educação Profissional (EP), este artigo surge como um recorte inicial de um estudo maior que visa analisar os saberes docentes necessários ao fazer do professor de Biologia que trabalha no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Em meio a isso, este artigo especificamente, tem como objetivo analisar os saberes docentes dos professores licenciados que atuam na EP. Para isso, consultaram-se os estudos de Araujo (2008) Moura (2008), Machado (2008), Silva Júnior e Garíglio (2014) e Imbernón (2009), o que configurou essa pesquisa enquanto bibliográfica, do tipo qualitativa. Os resultados mostram que o professor licenciado vivencia uma formação inicial em cursos de licenciatura que deveria proporcionar a construção de saberes da docência. Entretanto, percebe-se que a modalidade de Educação Profissional (EP), nas licenciaturas brasileiras, não está presente nos currículos nem, na maioria das vezes, é tema de discussão. De modo que os futuros professores da EP não conseguem construir, de forma sólida e articulada, os saberes necessários à sua atuação nessa modalidade, posto que, segundo a literatura consultada, além dos saberes pedagógicos presentes nas licenciaturas, outros saberes são fundamentais para o professor que atua na EP, como o saber técnico e o saber da pesquisa.  Além disso, é importante considerar o próprio lócus de trabalho docente na constituição e mobilização desses saberes referentes à EP.  Posto isso, alguns autores enumeram alguns saberes docentes específicos da EP: saber técnico, saber pedagógico e saber da pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, SEEC/RN

Licenciado em Biologia (IFRN/2015), Mestre em Educação (IFRN/2017), Doutorando em Educação (2019-2022) com ênfase em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ana Lucia Sarmento Henrique, IFRN

Professora do PPGEP/IFRN

Referências

ALMEIDA, Jorge Miranda. LACERDA, Fabrício Santana. Filosofia e Educação em Tempos de Crise: Por uma educação emancipadora. Disponível em: http://www.periodicosele tronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/viewFile/3370/1399. Acesso em: 05/06/2015.

ANTUNES, Ricardo Luis Coltro. Os sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2º ed. São Paulo, SP. Boitempo, 2009.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação. Vol. 7. nº 2.mai-/ago, 2008.

GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p.176-185, maio 2009.

GUIMARÃES, Valter Soares. Os saberes dos professores: Ponto de partida para a formação continuada. 2005. Disponível em:<http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150934

FormacaoCProf.pdf>. Acesso em: 09 abr. 14.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7ª ed. São Paulo, Cortez, 2009.

MACHADO, Lucia Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional.Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Rrevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.23-38, jun,2008.

MORAIS, João Kaio Cavalcante.; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Profissionalização docente: construindo saberes a partir da prática no PIBID. Holos (Natal. Online), v. 5, p. 112, 2015.

OLIVEIRA. Maria Rita Neto Sales. Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v.11, n.2, p.3-9, jul./dez. 2006.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Debates e pesquisas no Brasil sobre a formação docente. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA JÚNIOR, Geraldo Silvestre; GARIGLIO, José Ângelo. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 19, n. 59, p.871-892, jun, 2014.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva e; NASCIMENTO, Viviane Souza de Oliveira. Bacharéis Professores: um perfil docente em expansão na rede federal de educação, ciência e tecnológica. In: MOURA, Dante Henrique (Org.). Produção de Conhecimento, Políticas Públicas: e Formação docente em Educação Profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 409-435.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O PROFESSOR LICENCIADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: QUAIS SÃO OS SABERES DOCENTES QUE ALICERÇAM SEU TRABALHO?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 66–74, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3499. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3499. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.