Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17325

Resumo

Apresentação do Editorial do Volume 1, número 24. Composto pelo DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente e por mais 38 textos, divididos entre artigos e relatos de experiência perfazendo um total de 50 itens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Professora aposentada do IFRN. Doutora em Educação, mestre em Letras, especialista em Proeja, pesquisadora do campo da EJA, do Ensino Médio. Professora e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), atuando na linha de formação docente para educação profissional e práxis pedagógica. Participa do Núcleo de Pesquisa em Educação do IFRN, do GT-18 (Pessoas Jovens e Adultas) da ANPED e da Cátedra Paulo Freire do Rio Grande do Norte.

Referências

REFERÊNCIAS DOS TEXTOS PUBLICADOS NO VOLUME 1 DE 2024

AMARAL, Carla Giane Fonseca do; SIQUEIRA, Thulho Cezar Santos de; LOPONTE, Luciana Gruppelli. A presença da arte nos Institutos Federais: mapeando vestígios e construindo horizontes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14686, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14686. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14686. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14686

BRASIL GERLACH, Verlaine Denize; SANTOS, Daniela Copetti. Gestão Educacional em tempos de pandemia: o contexto da Educação Profissional e Tecnológica a partir do estado do conhecimento . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14481, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14481. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14481. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14481

CAMPOS CASTRO MOREIRA, Kellen; FERNANDES SILVA DE PAULA, Fabiana; DA SILVA SANTOS, Álvaro; FERREIRA GOULART, Bethânia. Tutoria no projeto ImunizaSUS: relato de experiência de educação na saúde na modalidade digital. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14810, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14810. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14810

CASTRO, Mariana Soares; SOUZA, Helton Nonato de. A importância do estágio supervisionado para a formação do estudante da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12653, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12653. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12653. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12653

COSTA-SOUZA, Ana Carla; OLIVEIRA MANO, Ana Raquel. Adolescentes demonstram autonomia na modalidade remoto escolar? Um estudo de caso em biologia com alunos do ensino médio técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14856, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14856. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14856. Acesso em: 19 jun. 2024.

DE LIMA LEMES, Lianza Rossella Caldeira; DOMINGUES, Luis Augusto da Silva. Sala de aula invertida: metodologia ativa e tecnologia digital na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12664, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12664. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12664. Acesso em: 18 jun. 2024.

DE LIMA LEMES, Lianza Rossella Caldeira; DOMINGUES, Luis Augusto da Silva. Sala de aula invertida: metodologia ativa e tecnologia digital na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12664, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12664. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12664. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12664

DO NASCIMENTO BARBOSA DA ROCHA, Virginia; SANTOS DE CASTRO, Raimundo. O papel da assistência estudantil frente à necessidade da garantia do direito à educação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12512, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12512. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12512. Acesso em: 18 jun. 2024.

DOMICIANO DA SILVA, Nei; RODRIGUES DA FONSECA, Letícia. Proposta de curso de qualificação profissional para a prática do intraempreendedorismo na educação básica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14704, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14704. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14704. Acesso em: 18 jun. 2024.

DOMINSCHEK, Desire Luciane; JACOMELI, Mara Regina Martins. Roberto Mange: um pensador na indústria – raciocínio, reflexão e ação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13248, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13248. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13248. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13248

DOS REIS, Leonardo Rangel; BARBOSA DE SÁ CERQUEIRA , Matheus. A racista desvalorização do trabalho manual e da educação profissional no Brasil . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14660, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14660. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14660. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14660

ESCH FERREIRA DA SILVA, Giselda; SEVERO MARASCHIN, Mariglei. A gestão da EJA EPT dos Institutos Federais gaúchos sob a égide da lei. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15145, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15145. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15145. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17154

FERNANDES, Irismar Silva; LOBÃO, Mario Sergio Pedroza; FREITAS, Renata Gomes de Abreu. A implantação do PROEJA no IFAC/campus Rio Branco: um olhar a partir das narrativas dos atores envolvidos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12822, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12822. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12822. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12822

FERRY, Alexandre; FARIAS, Vivian Caroline. Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14897, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14897. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14897. Acesso em: 19 jun. 2024.

FILHO, Décio de Santana; DE ALMEIDA CASTILHO, Fábio Francisco. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como formação educacional para a classe trabalhadora brasileira: uma análise bibliográfica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12770, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12770. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12770. Acesso em: 19 jun. 2024.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; MOURA, Dante Henrique. PPGEP - 10 anos de contra-hegemonia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e17304, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17304. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17304. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17304

JULIANI, Douglas; BLEICHER, Sabrina; DA ROSA QUINTAO, Felipe; MARTINS, Nilda. Comportamento humano e qualidade de vida no trabalho: impactos do estudo em grupo de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14357, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14357. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14357. Acesso em: 18 jun. 2024.

LIMA FILHO, Adalberon; SANTOS VIEIRA DA SILVA , Aline Rose. Avaliação de um Vídeo Educativo sobre Ginástica Laboral para Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15065, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15065. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15065. Acesso em: 18 jun. 2024.

LIRA, Andréa de Lucena; RAQUEL BARBOSA ARAGÃO, Jamily; DOS SANTOS FARIAS, Joyce; VANDERSON VIEIRA BATISTA, Manoel; ALESSANDRA PEREIRA GUEDES, Maysa; SÁVIO DE MEDEIROS SIMÕES, Anderson. A Química e os Instrumentos Musicais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14337, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14337. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14337. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14337

MACHADO, Alexandre Cunha; FIORI, Ana Paula Santos de Melo. Uso da plataforma BIM no curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações: uma intervenção nas aulas de projeto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13913, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13913. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13913. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13913

MENDES, Carolina Soares. A educação profissional no Brasil na perversa confluência de dois projetos políticos: cidadania e participação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12692, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12692. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12692. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12692

MICHELS, Lucas Boeira; RITTER, Marilene. Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12329, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12329. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12329. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12329

MOREIRA, Luan Matheus. Gestão da Aprendizagem Integral na Educação Profissional e Tecnológica: modelo para a práxis pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12980, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12980. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12980. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12980

MOREIRA, Nara; FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, Astrogildo. Formação e atuação das/os pedagogas/os nos Institutos Federais no Brasil . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13883, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13883. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13883. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13883

PEDROSA, Amanda Pereira; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Proeja: caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12363, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12363. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12363. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12363

NERY MONCAO , Nayana Bruna; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. Quimare Soluções LTDA: Relato das trilhas de uma webquest interdisciplinar . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15165, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15165. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15165. Acesso em: 19 jun. 2024.

RODRIGUES HOLANDA GADELHA, Rafaella; LÂNIA ROQUE FERNANDES, Natal. As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14981, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14981. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14981. Acesso em: 19 jun. 2024.

RODRIGUES, Ismaiara. Proposta pedagógica: utilização de mapas conceituais na abordagem do bioma Caatinga . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14866, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14866. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14866. Acesso em: 18 jun. 2024.

RODRIGUES, Miguel Antônio; HADDAD, Ana Estela. Ensino médio técnico em tempos de pandemia: análise do acesso, permanência e êxito no município de Uruçuí-Piauí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14630, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14630. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14630. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14630

ROHR, Ester; RIBEIRO DE SÁ TELES, Danilo. Arte e Ciência : algumas aproximações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12761, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12761. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12761. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12761

RUFINO LIMA, Kenedy Everaldo; DE SOUZA BATISTA TORTATO, Cíntia. A omnilateralidade nos projetos político-pedagógicos do Instituto Federal Do Paraná. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15131, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15131. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15131. Acesso em: 19 jun. 2024.

SABINO, Thiago Chaves; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; MORAES, Betânea Moreira de. A concepção de tecnologia como um fator de propulsão para a emancipação humana. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13846, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13846. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13846. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13846

SARTORI, Leandro; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. Impactos do PROCAD para fortalecimento da pesquisa em Educação Integral no interior da Amazônia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15123, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15123. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15123. Acesso em: 18 jun. 2024.

SILVA, Daliane Teixeira; DIAS, Edmilson Silva; RIBEIRO, Núbia Moura. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil: Mapeamento da Propriedade Industrial. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12480, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12480. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12480. Acesso em: 19 jun. 2024.

SOUZA, Moaci Arnaldo de; BERNARDO RAMO, Luciano. Noções de Segurança do Trabalho para futuros gestores: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Administração. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14090, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14090. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14090. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14090

VIEIRA, Irisneth Duarte Santos; SARAIVA, Kleiton Rocha; MORAIS, Márcio Aurélio Carvalho de; SILVA, Marcello de Alencar; DE SENA, Diego Rubens Alves. Aspectos ergonômicos no ensino profissional tecnológico – EPT: estudo de caso no curso técnico de agricultura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14254, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.14254. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14254. Acesso em: 19 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14254

WOSNIAK, Vanderlei; CASTRO, Cloves Alexandre de. A participação dos estudantes nos espaços de decisão: o grêmio estudantil como travessia para uma outra relação dialógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14896, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14896. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14896. Acesso em: 19 jun. 2024.

ZARZICKI, Danieli Melo; AULER, Neiva Maria Frizon. Política de formação de professores na EBPT: análise a partir do mapeamento de egressos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12668, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12668. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12668. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12668

Downloads

Publicado

21/06/2024

Como Citar

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; DAS CHAS LEMOS, Elizama; CAVALCANTE DE MORAIS, João Kaio. Editorial. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 1–12, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17325. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17325. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)