Roberto mange
um pensador na indústria – raciocínio, reflexão e ação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13248Palavras-chave:
História da Educação Profissional, Roberto Mange, IntelectuaisResumo
O artigo apresenta reflexões sobre o movimento de organização do ensino técnico profissional no Brasil a partir do início do século XX. Para configurarmos este movimento destacamos a figura de Roberto Mange, um dos idealizadores das escolas do SENAI. O início do século XX, remonta as ideias de modernidade, e Mange reflete sua formação na organização das escolas senasianas. Apresentamos Roberto Mange, como um intelectual de seu tempo, destacamos ele como intelectual do ensino profissional visto o seu engajamento político, cultural e científico no campo do ensino industrial. Este trabalho discute parte da trajetória de ensino concebida por Roberto Mange para as escolas do SENAI. Roberto Mange trouxe para o SENAI sua longa experiência como diretor do IDORT e como professor de engenharia mecânica na escola politécnica, e sua enorme bagagem intelectual, com teorias sobre métodos adequados para a formação e socialização dos industriários aprendizes. Consta do acervo do Arquivo Edgard Leuenroth Centro de Pesquisa e Documentação Social Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas, documentação sobre Roberto Mange, materiais que apresentamos como fontes primárias para a análise deste texto, com o objetivo de compreender as visões deste homem para a educação profissional brasileira.
Downloads
Referências
BOLOGNA, I. Roberto Mange e sua obra. [S.l.]: Unigraf, 1980.
CUNHA, L. A. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. ANPED, n.14, maio/ago., 2000, p. 89-107.
_____. O Ensino industrial-manufatureiro no Brasil: origem e desenvolvimento. Coleção Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Geração de Renda. Convênio: ABC/TEM/SEFOR- FLCSO/Brasil (1999-2000).
SCHWARTZMAN, S, BOMENY, HELENA MARIA B., COSTA, VANDA MARIA R. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DOMINSCHEK, D.L.O Escudo: a alma do SENAI-PR 1949-1962. Dissertação de Mestrado – UFPR, 2008.
_________________. A Concepção de ensino pensada por Roberto Mange-A formação de mão de obra SENAI: A escola do SENAI- In: Revista História e ensino, Londrina, V.17, n.1, p.195-210, jan. /Jun.2011. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p195
FONSECA, T. N. de; VEIGA, C. G. História e historiografia no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels – Campinas, SP: [s.n.], 2010 DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9581
________________________. Educação e ensino na obra de Marx e Engels – Campinas, SP: Alínea, 2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Oportunidades de preparação no ensino industrial. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1950.
MARQUES, Vera Regina Beltrão, DOMINSCHEK, Desiré Luciane. Formar e assistir: imagens da escola do Senai em Curitiba nas décadas de 1940 e 1950.In: Revista História, Ciência e Saúde: Manguinhos – V.1 n.1-Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz,2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702011000500015
MOLINA, Rodrigo. Resenha: Educação e ensino na obra de Marx e Engels, de José Claudinei Lombardi. Campinas, SP: Alínea, 2011. 256p.In: Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Desafios da História da educação na perspectiva marxista. V.4 nº 2,2012 DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v4i2.9393
RAGAZZINI, D. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação. Educar em Revista. Curitiba, PR: Editora da UFPR, nº 18, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.231
RODRIGUES, J. Celso Suckow da Fonseca e a sua “História do ensino industrial no Brasil”. Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação, n. 4, jul. /Dez. 2002.
SANTOS, J. A. dos. A trajetória da educação profissional. In: VEIGA, C. G. et al (org.). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SENAI. Histórias e percursos: o departamento nacional do SENAI (1942-2002). Brasília, 2002.
WEISTEIN, B. (Re) formação da classe trabalhadora no Brasil (1920-1964). São Paulo: Cortez, 2000.
FONTES HISTÓRICAS O ESCUDO - Órgão oficial dos alunos do SENAI. Curitiba: Oficina de Artes Gráficas da Escola do SENAI, 1949-1962.
DOCUMENTOS: Memorial Bibliográfico de Roberto Mange publicado em 1965 pelo Departamento Regional de São Paulo Arquivo Edgard Leuenroth Centro de Pesquisa e Documentação Social Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Estadual de Campinas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.