Uso da plataforma BIM no curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações

uma intervenção nas aulas de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13913

Resumo

A plataforma BIM (Building Information Modeling), que se traduz como Modelagem da Informação da Construção, se constitui em uma metodologia de trabalho colaborativo indicada como tendência de inovação aplicada ao desenvolvimento de projetos na indústria da construção civil e também objeto de estudo em ambientes acadêmicos. Este artigo disserta sobre as perspectivas de intervenção no processo de ensino-aprendizagem do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, através do uso do BIM, como ferramenta para práticas pedagógicas multidisciplinares e colaborativas nas disciplinas de projeto, por meio da utilização de um projeto de edificação unificado para o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Cunha Machado, Instituto Federal de Alagoas

Instituto Federal de Alagoas

Referências

BATISTA, L.C.; SIMÕES, E. A. (2020). A tecnologia BIM no gerenciamento de processos produtivos da Construção Civil. XV SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA Desafios de uma sociedade digital nos Sistemas Produtivos e na Educação. São Paulo, Brasil.

GONÇALVES Jr. Francisco. (2018) BIM: Tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia. Mais Engenharia, AltoQi. Disponível em: https://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/tudo-o-que-voce-precisa-saber/. Acesso em: 27 out. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ. (2019). Plano Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/campus/maceio/ensino/cursos/tecnicos-integrados/arquivos/plano-pedagogico-do-curso-integrado-ao-ensino-medio-em-edificacoes-campus-maceio-2019.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

MENEZES, M. R. de O. (2020). Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de ensino médio. Dissertação de Mestrado - (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes, Maceió, 2020.

SANTA CATARINA (2018), Caderno de Especificações e Projetos em BIM. Disponível em: https://www.sie.sc.gov.br/webdocs/sie/doc-tecnicos/labim/Caderno%20de%20Especifica%C3%A7%C3%B5es%20de%20Projetos%20em%20BIM_102018.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

Downloads

Publicado

03/04/2024

Como Citar

MACHADO, Alexandre Cunha; FIORI, Ana Paula Santos de Melo. Uso da plataforma BIM no curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações: uma intervenção nas aulas de projeto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e13913, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13913. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13913. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)