A licenciatura em geografia do estado de Alagoas e o geoprocessamento como parte da formação do técnico em meio ambiente do IFAL - MD
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9715Palavras-chave:
Ensino. Geoprocessamento. Produto Educacional. Formação DocenteResumo
O Geoprocessamento se apresenta de grande relevância no tocante a geotecnologias, de caráter multidisciplinar e integrante da Formação do Técnico em Meio Ambiente (MA). Torna-se necessário que corpo docente, em particular, os de Geografia, como as instituições de ensino (IE) apresentem condições de fornecer esses conhecimentos para os discentes do referido curso. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa com o intuito de investigar o uso de ferramentas de geoprocessamento nas aulas de Geografia e Geoprocessamento ofertada aos alunos do Curso Técnico em MA do IFAL-MD, sendo analisados: a formação docente, ferramentas disponíveis, Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC): Técnico em MA e Licenciatura em Geografia de AL. Observou-se a necessidade de atualização dos PPC´s do Curso Técnico em MA e dos Cursos de Licenciatura em Geografia, investimentos em infraestrutura e busca de parcerias com centros de pesquisas por parte das IE´s, além do desenvolvimento de Produtos Educacionais como ferramentas de mediação pedagógica, buscando uma formação profissional voltada para as necessidades inerentes a incersão no mercado de profissional.
Downloads
Referências
D’ALGE, Júlio César Lima. Cartografia para geoprocessamento. Introdução à ciência da geoinformação. São José dos Campos: INPE, p. 32, 2001.
CONFEA. Anexo Da Decisão Pl-1673/2013. Disponível em: <http://normativos.confea.org.br/downloads/anexo/1673-13.pdf> Acessado em:23/07/2019
ESCOLAR, INEP Censo. notas estatísticas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo, Ed. Oficina de Textos, 2018.
FRANÇA, Nielson FC; NASCIMENTO ARAÚJO, Paulo Victor do; ALBINO, Giovana G. A importância do conhecimento geotecnológico no curso técnico em recursos pesqueiros do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 31-47, 2017.
IFAL. PPC - Técnico De Nivel Médio Integrado Em MA. Disponível em: <https://www2.ifal.edu.br/campus/site/campus_marechal/ensino-1/educacao-basica-1/tecnico-em-meio-ambiente> Acessado em 11/11/2019
MILARÉ, Gisele; DA SILVA, Normandes Matos; PARANHOS FILHO, Antonio Conceição. Cenário do uso de software livre em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) no Brasil. Anuário do Instituto de Geociências, v. 39, n. 3, p. 111-115, 2016.
ROSA, Roberto. Geotecnologias na geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, v. 16, p. 81-90, 2005.
TORCHETTO, Natieli Luisa et al. O uso do Quantum Gis (QGIS) para caracterização e delimitação de área degrada por atividade de mineração de basalto no município de Tentente Portela (RS). Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, n. 2, p. 710-717, 2014.
UFAL. PPC GEOGRAFIA. 2018. Disponível em: <https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc_geo26marco18-1-ufal.pdf> Acessado em:28/07/2019
UNEAL. PPC GEOGRAFIA. 2010. Disponível em:
<http://www.uneal.edu.br/ensino/projetos-pedagogicos/ppc-geografia.pdf/view> Acessado em:28/08/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.