CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11325

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Pós-Graduação. Histórias infantis

Resumo

 A Contação de Histórias é um campo profissional que permeia a Pós-Graduação, no sentido da formação para atuação educativa. Nesse sentido, este estudo integra a Tese de Doutorado desenvolvida no PROPEC-Programa de Pós Graduação strictu sensu em Ensino de Ciências do IFRJ. Pretende-se investir na formação do professor que atua nos anos iniciais para que ao ensinar Ciências utilize a arte de Contar Histórias para seus alunos relacionando às questões da ciência, sociedade e tecnologia. A pesquisa está baseada no paradigma da crítica social amparada em Freire (2019) em que o contexto social é premissa para a transformação coletiva no viés da pesquisa participante de Brandão e Streck (2017). Apresentaremos algumas técnicas de contação de histórias realizadas no percurso da pesquisa e breves análises de 3 canais do Youtube em que profissionais, com formações distintas, contam histórias envolvendo temas diversos. Que a arte de contar histórias seja elemento de diálogo entre a Pós-Graduaçao e a sala de aula no sentido da formação para a transformação social.

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Biografia do Autor

Valéria da Silva Lima, IFRJ

Doutoranda(2019) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2016), Especialista em Deficiência Auditiva/Surdez pela Unirio(2015), Especialista em Contação de Histórias no Imaginário Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2014) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, atua como professora e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, contadora de histórias e mediadora presencial do consórcio Cederj (UNIRIO). Tem experiência na área de formação de professores para a Educação Básica e Mediação Docente no Ensino Superior na modalidade EAD.

Maylta Brandão dos Anjos, UNIRIO

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora Geral do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas.

Giselle Roças, IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo pesquisa e junto aos professores da Educação Básica e Superior com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada III do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. No período de junho de 2013 a fevereiro de 2015 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 - CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do IFRJ. ORCID - http://orcid.org/0000-0002-1669-7725

Referências

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

LIMA, Valéria da Silva; DOS ANJOS, Maylta Brandão; ROÇAS, Giselle. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E ENSINO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11325, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11325. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11325. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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