CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11325Palavras-chave:
Educação. Ensino. Pós-Graduação. Histórias infantisResumo
A Contação de Histórias é um campo profissional que permeia a Pós-Graduação, no sentido da formação para atuação educativa. Nesse sentido, este estudo integra a Tese de Doutorado desenvolvida no PROPEC-Programa de Pós Graduação strictu sensu em Ensino de Ciências do IFRJ. Pretende-se investir na formação do professor que atua nos anos iniciais para que ao ensinar Ciências utilize a arte de Contar Histórias para seus alunos relacionando às questões da ciência, sociedade e tecnologia. A pesquisa está baseada no paradigma da crítica social amparada em Freire (2019) em que o contexto social é premissa para a transformação coletiva no viés da pesquisa participante de Brandão e Streck (2017). Apresentaremos algumas técnicas de contação de histórias realizadas no percurso da pesquisa e breves análises de 3 canais do Youtube em que profissionais, com formações distintas, contam histórias envolvendo temas diversos. Que a arte de contar histórias seja elemento de diálogo entre a Pós-Graduaçao e a sala de aula no sentido da formação para a transformação social.
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