EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: A VERTICALIZAÇÃO E A CAPILARIDADE DO ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Alexandre Maia do Bomfim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências. http://orcid.org/0000-0002-5617-2229
  • Giselle Rôças Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ http://orcid.org/0000-0002-1669-7725

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6697

Palavras-chave:

institutos federais, políticas públicas educacionais, verticalização do ensino, educação profissional e tecnológica, pesquisa-extensão.

Resumo

Os dados apresentados nesse artigo integram uma pesquisa maior sobre a importância da verticalização, a capilaridade e a compreensão de como (e se) ocorre a convivência da educação básica (ensino médio técnico) com a educação superior (graduação e pós-graduação) nos institutos federais. Os autores já abordaram tais questões a partir do seu próprio instituto, o IFRJ, entrevistando diferentes atores daquela comunidade. Depois investigaram o assunto a partir dos gestores de outros institutos que se disponibilizaram a responder as enquetes, e nesse momento, buscam alcançar a compreensão dos 87 docentes que participaram da pesquisa. Após a análise dos dados, os autores identificaram cinco “tipos-ideais” de respostas envolvendo aspectos sobre o papel e a importância da verticalização e da capilaridade dos institutos federais. Os autores concluem, conjuntamente com os docentes dessa etapa atual da pesquisa, mas também acompanhando os gestores e colegas de instituto, que a melhor chance da verticalização se dá a partir da inclusão efetiva da Pesquisa, em especial, mas também da Extensão (compreensão dos autores), despertando nos alunos o interesse pelos estudos e a permanência no sistema educacional, saindo dele apenas quando completar os seus estudos.

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Referências

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Publicado

20/06/2018

Como Citar

BOMFIM, Alexandre Maia do; RÔÇAS, Giselle. EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: A VERTICALIZAÇÃO E A CAPILARIDADE DO ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e6697, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6697. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6697. Acesso em: 18 abr. 2024.

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