Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14614

Palavras-chave:

Instrumentalização, Ensino tecnológico, Prática educativa, Artes

Resumo

Integrar o currículo com a diversidade da vida é uma necessidade das instituições de ensino. Diante disso, o presente estudo descreve uma experiência de prática sobre a conservação da biodiversidade amazônica mediada pela arte e instrumentalizada com recursos da natureza para proporcionar o aprendizado de estudantes de pós-graduação em ensino tecnológico. Sobre a metodologia adotada, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa descritiva, tendo sua análise de dados fundamentada na técnica Kozel para a interpretação de mapas mentais, cuja fundamentação teórica se baseia na fenomenologia da percepção e na análise bakhtiniana do discurso. Os resultados obtidos revelaram que é possível tecer representações do vivido por meio da arte em uma prática de campo.

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Biografia do Autor

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, IFAM

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo PPGET/IFAM e Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pelo PPGEEC/UEA. Integra como estante o grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos – URNAEA/IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA. Bolsista FAPEAM.

Eder Márcio Araújo Sobrinho, IFAM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2020), Licenciado em Educação Física pelo Cento Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA (2011), Especialista em Educação Física Escolar - Faculdade Santo André (2014). Atualmente, sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). 

Jhonatan Xavier, IFAM

Possui graduação em Pedagogia (2016) e Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Especialista em Games e Gamificação na Educação (2020). Atualmente Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Membro do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. 

Jean Dalmo de Oliveira Marques, IFAM

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade do Amazonas (1996), Graduação em Tecnologia Florestal pelo Instituto de Tecnologia do Estado do Amazonas (1994), Graduação em Tecnologia de Segurança do Trabalho pela UNIP (2019), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG (2013), Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2000) e Doutorado em Biologia com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Tem experiência na área de Agronomia, Ecologia de Ecossistemas e Recursos Naturais, atuando em temas relacionados Uso e Manejo dos Recursos Naturais, Física do Solo, Carbono no Solo, Educação Ecológica e em Solo. Foi professor substituto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS) e Centro Universitário do Norte (UNINORTE) - Laureate International Universities. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Líder do grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no processo de ensino e aprendizagem (URNAEA). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), pertencente ao Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) e ao quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), trabalhando com as disciplinas Uso e instrumentalização dos Recursos Naturais Amazônicos no Ensino, Ecologia da Amazônia e Educação para o ensino de Solos. 

Lucilene da Silva Paes, IFAM

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) desenvolvendo atividades nas graduações principalmente nas Licenciaturas na área de Botânica e Educação Ambiental. Na pós graduação vem contribuindo como docente no Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino Tecnológico.

Referências

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de; SOBRINHO, Eder Márcio Araújo; XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; PAES, Lucilene da Silva. Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14614, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14614. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14614. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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