Tecituras sobre História, Ciência e Tecnologia no contexto do Ensino Tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14490

Palavras-chave:

Ensino, Ciência e Tecnologia, História da ciência

Resumo

Este artigo, fruto das discussões propostas pela disciplina “Contribuições da História, da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico” do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), possui o objetivo de refletir acerca desses três conceitos em diálogo com o Ensino Tecnológico. A metodologia se sustenta nas técnicas da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o estudo dos três conceitos no contexto do Ensino Tecnológico é de suma importância para a compreensão de que a História não se concentra apenas no estudo do passado, mas atua entre-tempos, assim como a própria Ciência se caracteriza por sua capacidade de constante renovação, e principalmente, a tecnologia que perpassa a mera interação com artefatos digitais, constituindo-se como dimensão da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente - Nível II do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores, Professores que ensinam Matemática e Narrativas (auto)biográficas.

Ana Cláudia Ribeiro de Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Doutorado em História Social e Mestrado em História da Ciência pela PUC/SP. Atua como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico, na linha de pesquisa Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico e no Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica, com pesquisas na área da Educação Tecnológica, com os temas História da Ciência e Ensino Profissional. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFAM. Atuou em diversos cargos na gestão institucional.

Referências

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos).

ANDRADE, Luciani Andrade de; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de; GONZAGA, Amarildo Menezes. Ciência, Tecnologia e Sociedade: tecendo diálogos com o Ensino Tecnológico. Igapó, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 60-77, 2023. Disponível em: https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/323. Acesso em: 14 maio. 2024.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, Gaston. A filosofia do não. São Paulo: Abril, 1978.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Acesso em: 25 abr. 2022.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a Longa Duração. In: NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogério Forastieri (Orgs.). Nova História em perspectiva: Propostas e desdobramentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. p.87-127.

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da Educação Tecnológica. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

BAZZO, Walter Antonio. O Fetiche da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo. Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 25–39, 2021. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4810. Acesso em: 25 abr. 2022.

BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981. Acesso em: 03 mai. 2022.

CAMPOS, Alessandra Tomé; ARAÚJO DA SILVA, Fernanda Rebeca; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de; LEAL, Davi Avelino; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Os saberes docentes para a formação de professores da educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 1, n. 01, p. 1-9, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.23. Acesso em: 03 mai. 2022.

COLOMBO, Ciliana Regina; BAZZO, Walter Antonio. Educação tecnológica contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Biblioteca Digital da OEI, p. 1-14, 2002.

DURÃES, Marina Nunes. Educação Técnica e Educação Tecnológica: Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação & Realidade, Rio Grande do Sul, v. 34, n. 3, p. 159-175, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9365. Acesso em: 04 abr. 2022.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.510. Acesso em: 20 abr. 2022.

PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. A tecnologia e o Homo Simbolicus. In: COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XXXVIII, 2010, Fortaleza – CE. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2010.

PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. Tecnologia articulada à formação de professores para a educação profissional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 2, n. 04, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.104. Acesso em: 21 abr. 2022.

PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. História da ciência: contribuições e desafios na Educação Profissional e Tecnológica. In: SENHORAS, Elói Martins. Políticas Públicas na Educação e a construção do Pacto Social e da Sociabilidade humana. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2021. p. 254-263.

QUINTAL, Renato Santiago; CORDEIRO, Nelson Mendes; OLIVEIRA, Renato de. Análise comparativa dos programas de mestrado em educação tecnológica no âmbito dos Centros Federais e Estaduais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste Brasileira. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 07, p. 34-58, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.271. Acesso em: 21 abr. 2022.

SABINO, Thiago Chaves; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; MORAES, Betânea Moreira de. A concepção de tecnologia como um fator de propulsão para a emancipação humana. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13846. Acesso em: 14 maio. 2024.

SILVA, Gildemarks Costa. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 115–133, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643578. Acesso em: 20 abr. 2022.

TAVARES, Adriana; GONZAGA, Amarildo Menezes. Currículo, Transdisciplinaridade e Educação Tecnológica: Articulando concepções na perspectiva do terceiro incluído na Formação de Professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 2, n. 04, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.107. Acesso em: 20 abr. 2022.

VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMON, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com (Portugal), n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/66904. Acesso em: 20 abr. 2022.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2005.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

NEGRÃO, Felipe da Costa; SOUZA , Ana Cláudia Ribeiro de. Tecituras sobre História, Ciência e Tecnologia no contexto do Ensino Tecnológico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14490, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14490. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14490. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.