Tecituras sobre História, Ciência e Tecnologia no contexto do Ensino Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14490Palavras-chave:
Ensino, Ciência e Tecnologia, História da ciênciaResumo
Este artigo, fruto das discussões propostas pela disciplina “Contribuições da História, da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico” do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), possui o objetivo de refletir acerca desses três conceitos em diálogo com o Ensino Tecnológico. A metodologia se sustenta nas técnicas da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o estudo dos três conceitos no contexto do Ensino Tecnológico é de suma importância para a compreensão de que a História não se concentra apenas no estudo do passado, mas atua entre-tempos, assim como a própria Ciência se caracteriza por sua capacidade de constante renovação, e principalmente, a tecnologia que perpassa a mera interação com artefatos digitais, constituindo-se como dimensão da vida humana.
Downloads
Referências
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos).
ANDRADE, Luciani Andrade de; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de; GONZAGA, Amarildo Menezes. Ciência, Tecnologia e Sociedade: tecendo diálogos com o Ensino Tecnológico. Igapó, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 60-77, 2023. Disponível em: https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/323. Acesso em: 14 maio. 2024.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, Gaston. A filosofia do não. São Paulo: Abril, 1978.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Acesso em: 25 abr. 2022.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a Longa Duração. In: NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogério Forastieri (Orgs.). Nova História em perspectiva: Propostas e desdobramentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. p.87-127.
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da Educação Tecnológica. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
BAZZO, Walter Antonio. O Fetiche da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo. Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 25–39, 2021. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4810. Acesso em: 25 abr. 2022.
BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981. Acesso em: 03 mai. 2022.
CAMPOS, Alessandra Tomé; ARAÚJO DA SILVA, Fernanda Rebeca; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de; LEAL, Davi Avelino; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Os saberes docentes para a formação de professores da educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 1, n. 01, p. 1-9, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.23. Acesso em: 03 mai. 2022.
COLOMBO, Ciliana Regina; BAZZO, Walter Antonio. Educação tecnológica contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Biblioteca Digital da OEI, p. 1-14, 2002.
DURÃES, Marina Nunes. Educação Técnica e Educação Tecnológica: Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação & Realidade, Rio Grande do Sul, v. 34, n. 3, p. 159-175, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9365. Acesso em: 04 abr. 2022.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v2i5.510. Acesso em: 20 abr. 2022.
PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. A tecnologia e o Homo Simbolicus. In: COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XXXVIII, 2010, Fortaleza – CE. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2010.
PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. Tecnologia articulada à formação de professores para a educação profissional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 2, n. 04, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.104. Acesso em: 21 abr. 2022.
PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. História da ciência: contribuições e desafios na Educação Profissional e Tecnológica. In: SENHORAS, Elói Martins. Políticas Públicas na Educação e a construção do Pacto Social e da Sociabilidade humana. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2021. p. 254-263.
QUINTAL, Renato Santiago; CORDEIRO, Nelson Mendes; OLIVEIRA, Renato de. Análise comparativa dos programas de mestrado em educação tecnológica no âmbito dos Centros Federais e Estaduais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste Brasileira. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 07, p. 34-58, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.271. Acesso em: 21 abr. 2022.
SABINO, Thiago Chaves; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; MORAES, Betânea Moreira de. A concepção de tecnologia como um fator de propulsão para a emancipação humana. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13846. Acesso em: 14 maio. 2024.
SILVA, Gildemarks Costa. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 115–133, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643578. Acesso em: 20 abr. 2022.
TAVARES, Adriana; GONZAGA, Amarildo Menezes. Currículo, Transdisciplinaridade e Educação Tecnológica: Articulando concepções na perspectiva do terceiro incluído na Formação de Professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 2, n. 04, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.107. Acesso em: 20 abr. 2022.
VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMON, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com (Portugal), n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/66904. Acesso em: 20 abr. 2022.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.