A concepção de tecnologia como um fator de propulsão para a emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13846Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Emancipação Humana.Resumo
O objetivo do artigo consiste no alargamento da compreensão do conceito de tecnologia. A percepção dessa categoria como um elemento-chave à emancipação humana demanda a necessidade de um melhor entendimento da temática, pressupondo ser indispensável à apreensão das determinações responsáveis pela subordinação cultural e econômica dos países situados na periferia do capital. A partir de um estudo teórico-bibliográfico, as distintas variantes de tratamento e formulações foram apresentadas e, em seguida, confrontadas com a realidade objetiva, material, na tentativa de aguçar a reflexão sobre o lugar da tecnologia no contexto educacional atual. A fim de materializar o objetivo proposto, a investigação se valeu do arcabouço teórico-metodológico marxista.
Downloads
Referências
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho
no século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980. 382p.
CARDOSO, Maria José Pires Barros; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. O ensino médio e a formação dos trabalhadores: competências para quem e para quê? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenice Gomes de (org.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. 186p.
CARDOSO, Tereza Fachada L. Sociedade e desenvolvimento tecnológico: uma abordagem histórica. In: GRINSPUN, Mirian (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. 293p.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Círculo do Livro, 1985. 244p.
GRINSPUN, Mirian. Educação tecnológica. In: GRINSPUN, Mirian (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. 293p.
LESSA, Sérgio. Capital e Estado de Bem-estar: o Caráter de Classe das Políticas Públicas. 1ª Edição. Maceió, Alagoas: Instituto Lukács, 2013. 246p.
MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010. 456p.
MARX, Karl. Consequências sociais do avanço tecnológico. São Paulo: Edições Populares, 1980. v. 1. 70p.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política (Livro I: o processo de produção do capital). São Paulo: Boitempo, 2013. 856p.
MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. 568p.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126p.
MORENO, Nahuel. Teses para a atualização do programa de transição. São Paulo: CS Editora, 1992. 156p.
NEVES, Antonio Maurício C. Ética, tecnologia e sociedade. In: GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 256p.
REIS, Maria de Fátima. Educação tecnológica: a montanha parou o rato? Portugal: Porto Editora, 1995. 187p.
RODRIGUES, Anna Maria. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRINSPUN, Mirian (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999, 293p.
ROMERO, Daniel. Marx e a técnica: um estudo dos manuscritos de 1861-1863. São Paulo: Expressão Popular, 2005. 245p.
SANTOS, Deribaldo. Concepções epistemológicas e onto-históricas da técnica e da tecnologia: um debate no legado de Álvaro Vieira Pinto. In: SANTOS, Deribaldo et al. Educação pública, formação profissional e crise do capitalismo contemporâneo. Fortaleza: EdUECE, 2013. p. 55-72.
SANTOS, Deribaldo; RIBEIRO, Ellen; SABINO, Thiago. A ambivalência da técnica e da tecnologia na profissionalização do ensino médio. Linhas Críticas, v. 23, n. 50, 2017, p. 09-27. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5045
SAVIANI, Demerval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICI, Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2005. 176p.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. 475p.
SOUSA, Antônia de Abreu. As recomendações do Banco Mundial para a educação profissional e o vigor da teoria do capital humano no contexto do neoliberalismo. In: SOUSA, Antônia de Abreu¬¬¬; OLIVEIRA, Elenice Gomes de (org.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. 186p.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contrapontos, 2008. v. 1. 548p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.