Análise curricular dos cursos superiores de tecnologia em radiologia de instituições públicas federais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11699Palavras-chave:
Radiologia. Educação. Currículo.Resumo
O artigo resulta da análise das matrizes curriculares de cursos superiores de tecnologia em radiologia de instituições públicas, a fim de reconhecer a organização e oferta do amplo conteúdo formativo. Realizou-se uma análise documental baseado nos critérios estabelecidos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, à legislação de regulamentação do exercício profissional e normativas relacionadas à graduação tecnológica. Os resultados demonstraram que 42,85% dos cursos são ofertados na região nordeste, 28,5% preveem ensino à distância e extensão acadêmica, e 85,7% apresentaram disciplinas optativas. Todas apresentaram disciplinas dedicadas ao estágio. Conclui-se que existe necessidade de uniformização das matrizes curriculares a fim de atender às atuais necessidades formativas dos profissionais em tecnologia em radiologia no Brasil.
Downloads
Referências
Almeida Junior, E. P.; Pilatti, L.A. Empregabilidade do profissional formado nos cursos superiores de tecnologia do CEFET-PR: estudo de caso em médias e grandes empresas da região norte do Paraná. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 15(56), 429-446. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000300008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 out. 2020.
ANDRADE, S.A.F. As áreas de atuação do profissional tecnólogo em radiologia. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 42, 2019. Disponível em: <http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1115/u2019v16n42e1115>. Acesso em: 09 out. 2020.
BRASIL. Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia. Brasília: MEC; 2016.
BRASIL. Parecer Técnico CNE/CES nº 804/2018. Consulta sobre a aplicabilidade de alterações de grades curriculares de cursos de graduação por Instituições de Ensino Superior. Diário Oficial da União de 09 de julho de 2020. Edição 130, Seção 1, p. 129.
BRASIL. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2002, Seção 1, p. 162.
CHISINI, L., et al. Análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Odontologia, UFPel. Rev. ABENO. 2017, vol.17, n.1, pp. 08-15.
CRESWELL, J. W.; PLANO-CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
DHANDE, R. Introduction of radiology in undergraduate evaluation system. Journal of Education Technology in Health Sciences. v.3, n.2, p.54-6, 2016.
ENGLAND, A., et al. Clinical radiography education across Europe. Radiography (Lond.), 23 Suppl. 1, p.7-15, 2017.
GHOLAMI, M. Evaluating the Curriculum for B.S. of Radiologic Technology in Iran: An International Comparative Study. Entomol Appl Sci Lett, v.5, n.3, p.48-59, 2018.
HANAN A, BASEMA S, KHULUD AK. Impact of picture archiving and communication system (PACS) on radiology staff. Informatics in Medicine Unlocked. 2018; 10: 1–16.
MCNULTY, J.P. A picture of radiography education across Europe. Radiography (Lond.), v. 22, n.1, p.5-11, 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1078817415001194. Acesso em 20 de out. de 2020.
OLIVEIRA, A. F.; LEDERMAN, H. M.; BATISTA, N. A. O aprendizado sobre a tecnologia no diagnóstico por imagem. Radiol. Bras., São Paulo , v. 47, n. 1, p. 18-22, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842014000100018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 nov. 2020.
PEREIRA, G.A.M; SANTOS, A.M.P.V; LOPES, P.T.C. O Ensino da Radiologia: uma Análise dos Currículos da Área da Saúde de Instituições de Ensino Superior na Região Sul do Brasil. Rev Bras de Edu Med. 2017; 41: 251-259. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000200251&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 nov. 2020.
PINTO, J.M.R. O acesso à educação superior no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 88, p. 727-756, out. 2004.
REIS, C. S. et al. Curricula, attributes and clinical experiences of radiography programs in four European educational institutions. Radiography. v.24, n.3, p.61-68, 2018. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1078817418300178. Acesso em 21 de out. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.