UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO DE SABARÁ-MG POR MEIO DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11457

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino Básico, Inclusão Digital, Pensamento Computacional.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo de caso sobre os efeitos da tecnologia no ensino básico público da cidade mineira de Sabará, utilizando como amostra alunas de dez escolas públicas da cidade, que integraram um projeto de inclusão digital feminina de fomento federal. Foram avaliadas 65 alunas de diversas escolas públicas da cidade e para se fazer a análise proposta, foram coletadas informações por meio de dois formulários e um teste estratificado com categorias de conhecimento aplicado às alunas e aos instrutores, e em seguida foram realizadas inferências a partir destes dados. Os resultados mostraram uma equiparação por nível de ensino, porém com destaque para o ensino fundamental, além dos resultados sugerirem influência do local de realização do curso durante o desenvolvimento do projeto no desempenho do teste de conhecimento.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Orlande de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais - Sabará

Técnico em Mecânica (SENAI - Sabará, MG) e Bacharelando em Sistemas de Informação (IFMG-Sabará). Trabalha como Analista e Desenvolvedor de Sistemas na empresa DTI Digital.

Carlos Alexandre Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Bacharel em Matemática Computacional (UFMG), Especialista em Docência com Ênfase na Educação Profissional (IFMG-Arcos), Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG) e Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional (USP). Professor EBTT da área de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Bruno Nonato Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Bacharel em Sistemas de Informação (UFOP), Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (IFMG-Arcos), Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (UFMG). Professor EBTT da área de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Débora Silva Veloso Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Graduada em Licenciatura em Matemática (UFMG). Mestre em Educação Matemática (UFOP). Professora EBTT de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Éder Aguiar Mendes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Graduado em História (UNI-BH), Especialista em História e Cultura Mineira (FPL-MG) e Especialista em Docência com Ênfase na Educação Profissional (IFMG-Arcos), Mestre em Educação (UFMG). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Arcos

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação e Mestre em Administração (UFV). Doutora em Educação (UFJF). Professora EBTT da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ponte Nova.

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Publicado

19/04/2021

Como Citar

ALMEIDA, Luis Fernando Orlande de; SILVA, Carlos Alexandre; GOMES, Bruno Nonato; ROCHA, Débora Silva Veloso; OLIVEIRA, Éder Aguiar Mendes; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO DE SABARÁ-MG POR MEIO DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE MULHERES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11457, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11457. Acesso em: 2 nov. 2024.

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