EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8199

Palavras-chave:

Ensino. Formação. Trabalho

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional vem ganhando espaço ao longo dos últimos anos, contribuindo para a inserção social e, principalmente, profissional no mercado de trabalho. Para analisar os debates discutidos nessa temática, foi conduzido um mapeamento sistemático, por meio das bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science.  Inicialmente foram encontrados 303 artigos, sendo que apenas 11 atenderam os critérios de inclusão e exclusão determinados. Os resultados das análises apontam para importância da oferta de uma educação profissional de qualidade aliada a ações de inclusão, para a independência, autonomia e emancipação do discente com deficiência, oportunizando que o mesmo possa ter uma vida significada de sentido por meio do trabalho e condições de ingressar no mercado em melhores vagas e responsabilidade profissional.

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Biografia do Autor

Fernanda Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Turismóloga e Especialista em Gestão Pública. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Laíse do Nascimento Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Licenciada em Educação Artística e Especialista em Política de Igualdade Étnico Racial no Ambiente Escolar. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Talita Soares Lago Duarte Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Nutricionista e Especialista em Gestao da Seguranca de Alimentos. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Biotecnologia, Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas, Especialista em Redes de Computadores e Docência do Ensino Superior e Graduado em Bacharelado em Sistemas de Informação. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Alvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos, MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação, Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

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Publicado

10/02/2020

Como Citar

SILVA, Fernanda Souza da; PAULA, Laíse do Nascimento; COSTA, Talita Soares Lago Duarte; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves; PEREIRA, Alvaro Itaúna Schalcher. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8199, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8199. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8199. Acesso em: 3 dez. 2024.

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