Pensamento computacional na formação de professores de matemática
uma análise curricular nos cursos de graduação em matemática dos Institutos e Universidades Federais do nordeste
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14332Palavras-chave:
Currículo, Formação inicial, Pensamento Computacional, Professores de MatemáticaResumo
No contexto das discussões sobre a incorporação do Pensamento Computacional (PC) na educação básica, um dos principais desafios atuais está na formação de professores que proporcione o desenvolvimento de atividades que sejam solucionadas utilizando as técnicas do PC. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2018, na área de matemática e suas tecnologias, aborda o pensamento computacional como mais um objeto do conhecimento a ser explorado por professores de matemática em suas aulas. Com isso, despertou a investigação deste estudo para uma análise curricular dos cursos de graduação em Matemática como forma de identificar se o currículo ofertava componentes curriculares na área da computação e se estas componentes apontavam elementos do pensamento computacional a ser desenvolvido habilidades inerentes a formação teórica e prática do professor de matemática. Os resultados apresentados estão no formato de quadros, a partir de uma análise documental dos projetos políticos de curso focando na grade curricular, deste modo, observa-se a necessidade de reformulação da grade curricular das graduações em Matemática em prol de atender a necessidade da Educação Básica com o pensamento computacional, além disso, uma definição consistente do Pensamento Computacional e sua aplicação para a resolução de problemas no ensino básico.
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