Educação Estatística no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica
análise da proposta curricular de um Curso Técnico Integrado em Administração
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15162Palavras-chave:
Educação Estatística, Formação Integral, Omnilateralidade, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a abordagem da Estatística na proposta curricular do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ribeirão das Neves. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando as técnicas de análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e dos Planos de Unidade de Ensino. Para a pesquisa documental, realiza-se análise de conteúdo, seguindo as etapas de preparação, unitarização, categorização, descrição e interpretação das informações. O corpus teórico é composto pelas abordagens da Educação Estatística e Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. A partir da análise dos dados, conclui-se que os documentos do referido curso carecem de abordagens que impulsionem a Educação Estatística como possibilidade de uma formação integral e omnilateral.
Downloads
Referências
ALBANI. Patrícia. Estatística com projetos: uma alternativa de ensino e aprendizagem. 2015. 114f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [s. l.], v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7956/5723. Acesso em: 07 jun. 2021.
BATANERO, Carmen. Treinta años de investigación en educación estadística: Reflexiones y desafíos. In: CONTRERAS, J. M.; GEA, M. M.; LÓPEZ-MARTÍN M. M.; MOLINA-PORTILLO, E. (Eds.). Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019. Disponível em: www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html Acesso em: 22 jan. 2021.
BAYER, Arno; ECHEVESTE, Simone; BITTENCOURT, Hélio Radke; ROCHA, Josy. Probabilidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 3. Canoas, RS. Anais […]. Canoas. v. 1. p. 1-12, 2005.
BEVILAQUA, Raquel; CARVALHO, Evanir Piccolo. Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepções e desafios no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Diálogo e interação, [s. l.], v. 1, 2009. Disponível em: http://www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao. Acesso em: 22 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 39/2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na educação profissional técnica de nível médio e no ensino médio. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parec. Acesso em: 13 mar. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002.
BRASIL. Ministério da Casa Civil. Lei Nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm#:~:text=Altera%20dispositivos%20da%20Lei%20n,da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20e%20tecnol%C3%B3gica. Acesso em: 13 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jul. 2022.
BRASIL. Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 15 de jun. 2012. Seção 1, p.10.
CAMPOS, Celso Ribeiro. A educação estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. 2007. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102161. Acesso em: 19 jul. 2021.
CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
CAMPOS, Celso Ribeiro; WODEWOTZKI, Maria Lúcia Lorenzetti; JACOBINI, Otávio Roberto. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CAZORLA, Irene Maurício. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
CAZORLA, Irene Maurício; CASTRO, Franciana Carneiro de. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts., [s. l.], v. 16, n. 1, p. 45-53, jun. 2008. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/617/605. Acesso em: 12 maio 2021.
CAZORLA, Irene Maurício; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, C. B. Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT-12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S; ALMOULOUD, S. A. (Orgs). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
CIAVATTA, Maria. O Materialismo Histórico e a Pesquisa em Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 01, p. 01-16, 2022.
CURCIO, Francis Robert. Comprehension of Mathematical Relationships Expressed in Graphs. Journal for research in Mathematical Education. New York, v.18, n.5, p.382-393, nov.,1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: CALDART, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, RJ: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores de desemprego. 2013. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores#desemprego. Acesso em: 05 nov. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico de Curso. PPC do Curso Técnico em Administração – Nível Médio Integrado. Instituto Federal de Minas Gerais: Ribeirão das Neves, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sobre o IFMG. 2018. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
JIMÉNEZ-CASTRO, Maynor; GARZÓN-GUERRERO, José; BATANERO, Carmen. El contexto PISA de los gráficos estadísticos en los libros de texto de matemáticas de Educación Básica en Costa Rica. Mathematics, Education and Internet Journal, [s. l.], v. 22, n. 2, 2022. DOI: 10.18845/rdmei.v22i2.6127. Disponível em: https://revistas.tec.ac.cr/index.php/matematica/article/view/6127. Acesso em: 19 apr. 2024.
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, SP: SciELO Brasil, v.28, n. 74, p. 57-73, jan./abr, 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 07 jun. 2022.
LOPES, Paula Cristina; FERNANDES, Elsa. Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, [s. l.], v.23, n.2, p.69-94, 2014.
LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MACDONALD, Kelly; TIPTON, Charles. Using documents. In: GILBERT, N. (ed.) Researching social life. London: Sage, 1993.
MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, p.7-32, 1999. Disponível em: www.bit.ly/2P1LGq8. Acesso em: 12 set. 2021.
OLIVEIRA, Evaldo Rosa; SILVA, José Fernandes. La racionalidad neoliberal en la implementación de la actual Escuela Secundaria Brasileña: un análisis desde el estado de Minas Gerais. PARADIGMA (MARACAY), v. 44, p. 109-130, 2023.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199-218.
PALLAUTA, Jocelyn; GEA, María Magdalena; BATANERO, Carmen. Análisis de la actividad algebraica implicada en el trabajo con las tablas estadísticas. Revista Digital: Matemática, Educación e Internet, [s. l.], v. 20, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18845/rdmei.v20i2.50 Acesso em: 20 jul. 2022.
PALLAUTA, Jocelyn; BATANERO, Carmen.; GEA, María Magdalena; ARTEAGA, Pedro. Niveles de lectura y contextos en las actividades sobre tablas estadísticas en libros de texto chilenos y españoles. Rechiem. Revista Chilena de Educación Matemática, [s. l.], v.13, n. 4, p. 119-133, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46219/rechiem.v13i4.7 Acesso em: 20 jul. 2022.
RAMOS, Edson Marcos Leal Soares. Estatística: poderosa ciência ao alcance de todos. Jornal da Universidade Federal do Pará. [s. l.], Ano XXX, n.130, Abr/Mai, 2016. Disponível em: http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2004/61-edicao-21/691-opiniaoestatistica-poderosa-ciencia-ao-alcance-de-todos-. Acesso em: 30 jun. 2020.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. (Org.) Ensino médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p.107-127.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade – O Currículo Integrado. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
SILVA, José Fernandes. Um estudo do programa de consolidação das licenciaturas no contexto da formação inicial de professores de matemática. 2017. 254 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.
SILVA, José Fernandes; TINTI, Douglas da Silva. Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, v. 3, p. e202136, 31 dez. 2021.
SILVA, José Fernandes; BARROSO, Felipe Caetano. Estudo do Conhecimento Didático-Matemático de professores em um grupo colaborativo. ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMATICA EDUCATIVA, v. 34, p. 449-460, 2021.
SOUZA, Evaldo Rosa; SILVA, José Fernandes. Educação Estatística na Formação de Professores de Matemática: reflexões de preceptores e residentes do Programa Residência Pedagógica. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 31, n. Contínua, p. 1–25, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.