Formação docente
novos ou velhos desafios? As diretrizes curriculares e a instituição ou institucionalização da precarização da formação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17282Palavras-chave:
formação de professores, diretrizes curriculares de formação de professores, precarização do trabalho e da formação de professoresResumo
O objetivo desse artigo é discutir como se articulam, no regime de acumulação flexível, os processos de precarização do trabalho e da formação dos trabalhadores e seus professores no regime de acumulação flexível. Para tanto, inicia com um resumo das características desse regime de acumulação, que integra cadeias produtivas e de formação a partir da categoria flexibilização. Em seguida, analisa as reformas trabalhistas e as diretrizes curriculares de formação de professores de formação básica homologadas na década de 2000, e o novo Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 2024. Discute a formação centrada na docência nas Resoluções CNE/CP nº 01/2002 e nº 01/2006, bem como os avanços trazidos pela Resolução CNE/CP nº 02/2015. Essa análise é complementada com a indicação dos retrocessos contidos na Resolução CNE/CP nº 02/2019 e com a identificação das contradições presentes no Parecer nº 04/2024, elaborado por Comissão Bicameral do CNE. Conclui que as bases materiais reguladas pelas várias normatizações definem a flexibilização da formação de trabalhadores e seus professores, materializando a precarização para atender às necessidades de redução de custos e aumento de competitividade: professores pouco qualificados para alunos sobrantes.
Downloads
Referências
ANFOPE. Nota da Anfope sobre o Parecer CNE/CP nº 4/2024. 2024. Disponível em: https://www.anfope.org.br/nota-da-anfope-sobre-o-parecer-cne-cp-no-4-2024-2/. Acesso em: 26 abril de 2024.
ANPED. GT 8 divulga nota de repúdio às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores. 2024. Disponível em: https://anped.org.br/news/gt-08-divulga-nota-de-repudio-proposta-de-diretrizes-curriculares-da-formacao-inicial-de. Acesso em: 26 de abril de 2024.
BRASIL. Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/17672582/publicacao/17672591. Acesso em: 25 de abril de 2024.
BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/17728053/publicacao/17728664. Acesso em 25 de abril de 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 04, de 12 de abril de 2024. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura). Disponível em: pcp004_24 (mec.gov.br). Acesso em: 26 de abril de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: rcp001_02 (mec.gov.br). Acesso em: 25 de abril de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: rcp002_15 (mec.gov.br). Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: rcp002_19 (mec.gov.br). Acesso em 24 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01, de 02 de janeiro de 2024. Altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). Disponível em: rcp001_24 (mec.gov.br). Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
EXAME. Redes estaduais de ensino já tem mais professores temporários do que concursados. 2024. Disponível em: https://exame.com/brasil/redes-estaduais-de-ensino-ja-tem-mais-professores-temporarios-do-que-concursados. Acesso em: 30 de abril de 2024.
GLOBO. MEC divulga avaliações de cursos de licenciatura. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/03/28/mec-divulga-avaliacoes-de-cursos-de-licenciatura.ghtml. Acesso em 29 abril de 2024.
GLOBO. Governo do Paraná abre edital para contratar empresas para gestão de 27 escolas. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2022/10/25/governo-do-parana-abre-edital-para-contratar-empresas-para-gestao-de-27-escolas-estaduais-entenda.ghtml. Acesso em: 29 abril de 2024.
IBGE. Mulheres brasileiras na educação e no trabalho. 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/atualidades/20459-mulheres-brasileiras-na-educacao-e-no-trabalho.html. Acesso em: 29 abril de 2024.
KUENZER, Acacia Zeneida. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300009
KUENZER, Acacia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 28, n.2, p. 03-11, 2002.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.