Formação pedagógica para não licenciados

a oferta de cursos nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14327

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais

Resumo

Inserida no campo da formação de professores, a investigação surge da necessidade de conhecer o campo da formação inicial de professores para EPT e tem como objetivo identificar e analisar as oportunidades formativas destinadas à formação inicial docente de graduados não licenciados no âmbito dos Institutos Federais. Foi realizada uma pesquisa documental nos sites dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal. Os resultados referem-se à caracterização dos cursos encontrados e seu perfil formativo e apresentam relações entre a legislação e a realidade encontrada nos cursos. Conclui-se que o protagonismo dos Institutos Federais pode colaborar na constituição de uma unidade na formação de professores para EPT.

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Biografia do Autor

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e teoria e prática pedagógica. Atualmente é professora de um curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados desta instituição, supervisionando os estágios de docência. Está envolvida no projeto de pesquisa "O professor da Educação Profissional e Tecnológica: ingresso na carreira e desenvolvimento profissional docente". É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação - GENE. Participa como associada da ANPEd, atuando no GT-08 de formação de professores, e como sócia fundadora da BIOGRAPH, participando atualmente de seu Conselho Fiscal. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisas em Formação e Prática Docente - RIPEFOR e da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - REGEPT. Possui publicações em diversos periódicos qualificados, capítulos de livros. Contribuiu na organização da obra A Nova Aventura (Auto)Biográfica. É revisora de diversos periódicos e participa do Comitê Editorial da Revista EPT em Revista.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

CAMPOS, Virgínia soares de; BARREIRO, Cristhianny Bento. Formação pedagógica para não licenciados: a oferta de cursos nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14327, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14327. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14327. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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