Formação pedagógica para não licenciados

a oferta de cursos nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14327

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais

Resumo

Inserida no campo da formação de professores, a investigação surge da necessidade de conhecer o campo da formação inicial de professores para EPT e tem como objetivo identificar e analisar as oportunidades formativas destinadas à formação inicial docente de graduados não licenciados no âmbito dos Institutos Federais. Foi realizada uma pesquisa documental nos sites dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal. Os resultados referem-se à caracterização dos cursos encontrados e seu perfil formativo e apresentam relações entre a legislação e a realidade encontrada nos cursos. Conclui-se que o protagonismo dos Institutos Federais pode colaborar na constituição de uma unidade na formação de professores para EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e teoria e prática pedagógica. Atualmente é professora de um curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados desta instituição, supervisionando os estágios de docência. Está envolvida no projeto de pesquisa "O professor da Educação Profissional e Tecnológica: ingresso na carreira e desenvolvimento profissional docente". É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação - GENE. Participa como associada da ANPEd, atuando no GT-08 de formação de professores, e como sócia fundadora da BIOGRAPH, participando atualmente de seu Conselho Fiscal. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisas em Formação e Prática Docente - RIPEFOR e da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - REGEPT. Possui publicações em diversos periódicos qualificados, capítulos de livros. Contribuiu na organização da obra A Nova Aventura (Auto)Biográfica. É revisora de diversos periódicos e participa do Comitê Editorial da Revista EPT em Revista.

Referências

BAPTISTA, Mónica. Concepção e implementação de actividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. 2010. Tese (Doutoramento em Educação - Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARREIRO, Cristhianny Bento; CAMPOS, Virgínia Soares de. Um estudo sobre requisitos de ingresso na docência para professores da Educação Profissional e Tecnológica de Institutos Federais. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 21, n. 71, out./dez. 2021. DOI: 10.7213/1981-416X.21.071.DS02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28406. Acesso em: 29 ago. 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp002_97.pdf Acesso em:29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 7, de 18 de junho de 2009. Dispõe sobre consulta da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio sobre a possibilidade de essa escola obter credenciamento para a oferta do curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pcp007_09.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/91031-resolucoes-cp-2022. Acesso em: 29 ago. 2022

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

COSTA, Maria Adélia; CHAMON, Carla Simone; ANDRADE, Carolina. A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15974, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15974. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15974. Acesso em: 4 out. 2024.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares de docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Editora ARTMED, 2006.

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, [S. l.], s.v., n. 08, jan./abr. 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 51-76.

GOMES, Daiane da Silva. A formação de professores da educação profissional: trajetórias de sujeitos do câmpus avançado Jaguarão. 2018, 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, 2018.

IFMA. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA - Campus Caxias. Caxias: IFMA, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gmjqaN6JW3aQTYk9Wz0xN75k30nDiMg7/view. Acesso em: 23 set. 2022.

IFRN. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura - Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/licenciatura/licenciatura-em-formacao-pedagogica-para-graduados-nao-licenciados-em-rede/view. Acesso em: 23 set. 2022.

IFSUL. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Pelotas: IFSUL, 2018. Disponível em: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/252. Acesso em: 23 set. 2022.

LOURO, Guacira Lopes. Magistério de 1º Grau: um trabalho de mulher. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p.31-39, jul./dez. 1989.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na Sala de Aula. In: PRIORE, Mary Del. (Org.). História das Mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p.443-481.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p.363-384.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008.

NÓVOA, António. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2016.

PEROVANO, Dalton Gean. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: InterSaberes, 2016.

SENA, Francisco das Chagas de; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI: mudanças e permanências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14545, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14545. Acesso em: 4 out. 2024.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Oneida. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola. 2012, 148f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

CAMPOS, Virgínia soares de; BARREIRO, Cristhianny Bento. Formação pedagógica para não licenciados: a oferta de cursos nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14327, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14327. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14327. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.