Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI

mudanças e permanências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14545

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Notório saber

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar as políticas para a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no século XXI, considerando as possíveis permanências e mudanças quando comparadas ao século XX. O percurso metodológico constou de um levantamento na legislação voltada para a EPT com vistas a conhecer como está posta a formação inicial e continuada de professores. A análise desses documentos permite concluir que, salvo alguns avanços, se comparada ao século XX, não houve mudanças profundas quanto à política de formação docente para essa modalidade, pois esta continua sendo vista, pela ótica hegemônica, como apenas formadora de mão de obra para o mercado. Seguindo a lógica neoliberal e da acumulação flexível, a formação de professores tem sido orientanda por cursos rápidos. Os documentos mais recentes destacam a importância do chamado notório saber.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professor do IFCE, Campus Aracati, pesquisador do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres).

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (UFPB), doutor em Educação (UFRN), pós-doutor em Educação (UFF). Professor titular do IFRN/Mossoró. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/CNat). Líder do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres). 

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Publicado

06/06/2023

Como Citar

SENA, Francisco das Chagas de; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI: mudanças e permanências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14545, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14545. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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