Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI
mudanças e permanências
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14545Palavras-chave:
Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Notório saberResumo
Neste artigo, objetiva-se analisar as políticas para a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no século XXI, considerando as possíveis permanências e mudanças quando comparadas ao século XX. O percurso metodológico constou de um levantamento na legislação voltada para a EPT com vistas a conhecer como está posta a formação inicial e continuada de professores. A análise desses documentos permite concluir que, salvo alguns avanços, se comparada ao século XX, não houve mudanças profundas quanto à política de formação docente para essa modalidade, pois esta continua sendo vista, pela ótica hegemônica, como apenas formadora de mão de obra para o mercado. Seguindo a lógica neoliberal e da acumulação flexível, a formação de professores tem sido orientanda por cursos rápidos. Os documentos mais recentes destacam a importância do chamado notório saber.
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Referências
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