O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO IFRN/MOSSORÓ

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. http://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. https://orcid.org/0000-0002-3585-2137
  • Marcs Antonio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629

Palavras-chave:

ProfEPT. Mestrado Profissional. Formação humana integral. Educação Profissional e Tecnológica. Iramuteq.

Resumo

Neste artigo, busca-se conhecer as contribuições que as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) trazem para o campo da EPT, no que diz respeito à formação humana integral. O recorte espacial é o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), considerando as 22 primeiras dissertações defendidas, em 2019 e 2020, cuja turma iniciou em 2017. Em face da impossibilidade de analisar na íntegra os textos para o referido artigo, o corpus da pesquisa, constituído de resumos, introduções e considerações finais, foi analisado com o Software Iramuteq 0.7 alfa 2, gerando nuvens de palavras, Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e Grafos de Similitude. Os principais resultados são a vinculação das dissertações à formação humana integral, ao Ensino Médio Integrado e à pesquisa como princípio formativo.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Licenciado em História (UFPB), doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/CNat).

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Licenciado em Química (UERN), Mestre em Ensino de Ciências (UFRN) e doutor em Química (UFRN). Professor do IFRN/Mossoró. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA).

Marcs Antonio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Licenciado em Matemática (UERN), Mestre em Desenvlvimento e Meio Ambiente (UERN) e Doutor em Recursos Naturais (UFCG). Professor do IFRN/Mossoró. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional).

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

SOUZA, F. das C. S.; NUNES, A. O.; OLIVEIRA, M. A. de. O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO IFRN/MOSSORÓ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11629, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11629. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11629. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu