A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15974

Palavras-chave:

Campo científico, Formação de professores, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Analisa-se neste artigo o campo científico da educação profissional sob uma visão socioeducacional. Entendendo esse campo como um espaço de disputas por autoridade e definição de métodos de pesquisa, o estudo aborda sua relevância crescente no cenário educacional. Por meio de revisão bibliográfica, são exploradas características do campo, suas interações com outros campos científicos e desafios para sua legitimação acadêmica. Os resultados destacam a importância da formação de professores na educação profissional e tecnológica, evidenciando o compromisso em melhorar a qualificação desses educadores.

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Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, Departamento de Educação do CEFET-MG

Professora doutora em educação atunado na Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica, lotada no DEDU do CEFET-MG.

Carla Simone Chamon, CEFET-MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais e educação, história da educação das mulheres, história do ensino profissional. Primeira mulher eleita para a direção do CEFET-MG, em 2023.

Carolina Andrade, CEFET-MG

Diretora de Desenvolvimento Estudantil no CEFET-MG. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CEFET-MG). Pesquisadora do Núcleo de estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade - NOSS. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/ADM. Membro do Conselho Diretor do CEFET-MG. Doutora em Administração na linha de pesquisa de estudos organizacionais e sociedade pelo CEPEAD, na Universidade Federal de Minas Gerais (2013); Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2009); Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral/MG (2006). Interesse nos temas relacionados à Psicologia Organizacional; Gestão de Pessoas; Gestão Pública; Gênero; Diversidades

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

COSTA, Maria Adélia; CHAMON, Carla Simone; ANDRADE, Carolina. A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15974, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15974. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15974. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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