A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15974Palavras-chave:
Campo científico, Formação de professores, Educação profissional e tecnológicaResumo
Analisa-se neste artigo o campo científico da educação profissional sob uma visão socioeducacional. Entendendo esse campo como um espaço de disputas por autoridade e definição de métodos de pesquisa, o estudo aborda sua relevância crescente no cenário educacional. Por meio de revisão bibliográfica, são exploradas características do campo, suas interações com outros campos científicos e desafios para sua legitimação acadêmica. Os resultados destacam a importância da formação de professores na educação profissional e tecnológica, evidenciando o compromisso em melhorar a qualificação desses educadores.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H.S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dicas de pesquisa. Brasília: Capes, s/a. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/info. Acesso em: 04 jul. 2023.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria nº 124 e 125 de 15 de março de 2010. Brasília: DOU, 2010.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: Setec, s/a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 04 jul. 2023.
BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 2, n°2-3, juin 1976. La production de l’idéologie dominante. pp. 88-104. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1976_num_2_2_3454. Acesso em: 04 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1976.3454
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renta (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 123-155.
BOURDIEU, Pierre. As meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2001b.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macedo. A produção do conhecimento sobre educação profissional no portal de periódicos da capes: a configuração do campo científico' 14/04/2016 112 f. Mestrado em Educação Profissional instituição de ensino: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: IFRN, 2016.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 145–154, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445. Acesso em: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154
VYGOTSKI, Levy. A formação social da mente. 6. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZEICHNER, Kenneth M.. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.76-87. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n09/n09a06.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.