A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15974

Palavras-chave:

Campo científico, Formação de professores, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Analisa-se neste artigo o campo científico da educação profissional sob uma visão socioeducacional. Entendendo esse campo como um espaço de disputas por autoridade e definição de métodos de pesquisa, o estudo aborda sua relevância crescente no cenário educacional. Por meio de revisão bibliográfica, são exploradas características do campo, suas interações com outros campos científicos e desafios para sua legitimação acadêmica. Os resultados destacam a importância da formação de professores na educação profissional e tecnológica, evidenciando o compromisso em melhorar a qualificação desses educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, Departamento de Educação do CEFET-MG

Professora doutora em educação atunado na Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica, lotada no DEDU do CEFET-MG.

Carla Simone Chamon, CEFET-MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais e educação, história da educação das mulheres, história do ensino profissional. Primeira mulher eleita para a direção do CEFET-MG, em 2023.

Carolina Andrade, CEFET-MG

Diretora de Desenvolvimento Estudantil no CEFET-MG. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CEFET-MG). Pesquisadora do Núcleo de estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade - NOSS. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/ADM. Membro do Conselho Diretor do CEFET-MG. Doutora em Administração na linha de pesquisa de estudos organizacionais e sociedade pelo CEPEAD, na Universidade Federal de Minas Gerais (2013); Mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2009); Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral/MG (2006). Interesse nos temas relacionados à Psicologia Organizacional; Gestão de Pessoas; Gestão Pública; Gênero; Diversidades

Referências

ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H.S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dicas de pesquisa. Brasília: Capes, s/a. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/info. Acesso em: 04 jul. 2023.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria nº 124 e 125 de 15 de março de 2010. Brasília: DOU, 2010.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: Setec, s/a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 04 jul. 2023.

BOURDIEU, Pierre. Le champ scientifique. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 2, n°2-3, juin 1976. La production de l’idéologie dominante. pp. 88-104. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1976_num_2_2_3454. Acesso em: 04 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1976.3454

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renta (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 123-155.

BOURDIEU, Pierre. As meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2001b.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macedo. A produção do conhecimento sobre educação profissional no portal de periódicos da capes: a configuração do campo científico' 14/04/2016 112 f. Mestrado em Educação Profissional instituição de ensino: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: IFRN, 2016.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 145–154, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445. Acesso em: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154

VYGOTSKI, Levy. A formação social da mente. 6. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M.. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.76-87. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n09/n09a06.pdf

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

COSTA, Maria Adélia; CHAMON, Carla Simone; ANDRADE, Carolina. A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15974, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15974. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15974. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.