O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7569

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Programa Especial de Formação Pedagógica.

Resumo

O estágio supervisionado, se bem planejado e conduzido, constitui-se num momento importante de construção de saberes sobre a docência e contribui para a formação docente. Assim, o objeto de estudo do presente trabalho é o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional e tem por objetivo explicitar a organização e as principais características dos estágios supervisionados que neles são desenvolvidos. Foi elaborado com base na análise de produções acadêmicas sobre o tema e contém o relato das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado que ocorre em dois cursos de formação de professores para os componentes curriculares da área técnica oferecidos no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Aponta as contribuições de Pimenta (2011), Pimenta: Lima (2009), Almeida; Pimenta (2014), Canário (2001), Kulcsar (2012) e Piconez (2012), dentre outros. Os resultados indicam que os estágios supervisionados nos cursos de formação de professores para a educação profissional não tem se configurado como objeto de estudos acadêmicos ou relatos de experiências e, assim, nesse texto, visando contribuir para a sistematização de estudos sobre o tema, descrevemos a experiência do estágio supervisionado no IFRS - Campus Sertão que demonstra que o desenvolvimento do estágio supervisionado no processo de formação inicial de professores para a educação profissional se traduz como oportunidade para o estudante compreender criticamente o contexto onde irá atuar profissionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Câmpus Sertão.

Mestre em Educação e em Direito, doutora em Educação nas Ciências - UNIJUI - RS. Professora do IFRS - Câmpus Sertão.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Câmpus Sertão.

Mestre em Educação pela UPF, doutor em Educação PUCRS. Professor do IFRS - Câmpus Sertão e do Programa de Mestrado em Educação Profissional.

Referências

ALMEIDA, M.I.; P., S.G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BRASIL. MEC/INEP. Sinopse estatística da educação básica 2017. Brasília: MEC/INEP, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 12.jun.2018.

CANÁRIO, R. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, Bártolo Paiva. Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001.

FORMOSINHO, J. A formação prática de professores. In: CAMPOS, Bártolo Paiva. Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001, p. 46-64.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: PICONEZ, S.C. B. (Coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012, p. 57-67.

MARTINS, P.A.; NASCIMENTO, A.S. G.; SOUZA, F.C. S. Licenciaturas nos institutos federais: a produção acadêmica sobre o estágio supervisionado. Revista de Iniciação Científica da ULBRA. Canoas, n.13, p. 149 – 155, 2015.

OLIVEIRA, B. M.; OLIVEIRA; M. R. N. S. Licenciaturas nos institutos federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, Natal (RN), v.10, n. 10, p. 22-33, 2016.

PICONEZ, S.C. B. Prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: ______. (Coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 13-33.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, n. 3 e 4, p. 5 -24, 2005/2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

10/12/2019

Como Citar

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7569, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7569. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7569. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.