O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7569

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Programa Especial de Formação Pedagógica.

Resumo

O estágio supervisionado, se bem planejado e conduzido, constitui-se num momento importante de construção de saberes sobre a docência e contribui para a formação docente. Assim, o objeto de estudo do presente trabalho é o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional e tem por objetivo explicitar a organização e as principais características dos estágios supervisionados que neles são desenvolvidos. Foi elaborado com base na análise de produções acadêmicas sobre o tema e contém o relato das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado que ocorre em dois cursos de formação de professores para os componentes curriculares da área técnica oferecidos no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Aponta as contribuições de Pimenta (2011), Pimenta: Lima (2009), Almeida; Pimenta (2014), Canário (2001), Kulcsar (2012) e Piconez (2012), dentre outros. Os resultados indicam que os estágios supervisionados nos cursos de formação de professores para a educação profissional não tem se configurado como objeto de estudos acadêmicos ou relatos de experiências e, assim, nesse texto, visando contribuir para a sistematização de estudos sobre o tema, descrevemos a experiência do estágio supervisionado no IFRS - Campus Sertão que demonstra que o desenvolvimento do estágio supervisionado no processo de formação inicial de professores para a educação profissional se traduz como oportunidade para o estudante compreender criticamente o contexto onde irá atuar profissionalmente.

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Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Câmpus Sertão.

Mestre em Educação e em Direito, doutora em Educação nas Ciências - UNIJUI - RS. Professora do IFRS - Câmpus Sertão.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Câmpus Sertão.

Mestre em Educação pela UPF, doutor em Educação PUCRS. Professor do IFRS - Câmpus Sertão e do Programa de Mestrado em Educação Profissional.

Referências

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Publicado

10/12/2019

Como Citar

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7569, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7569. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7569. Acesso em: 26 maio. 2024.

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