FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Roberta Pasqualli, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Resumo


Com o olhar atento para as propostas da Rede e-Tec Brasil, observa-se que a ampliação da oferta de cursos e vagas por meio da modalidade de educação a distância (EAD) tem levado para as salas de aulas, presenciais ou virtuais, um número expressivo de bacharéis docentes, com formação técnica, atendendo ao que demandam os editais de contratação de professores, mas com pouca ou nenhuma formação pedagógica para o exercício da atividade docente a distância. Sendo assim, o presente artigo buscou catalogar as produções acadêmicas dos últimos seis anos acerca da formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) a distância na Rede Federal de Educação Brasileira, apresentados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e em eventos científicos. Constatou-se a quase inexistência de pesquisas relacionadas à problemática anunciada. Timidamente surgem trabalhos que iniciam discussões sobre a formação de professores para a EPT e em maior proporção para a EAD. Indica-se a urgência de que se aprofundem as discussões e pesquisas acerca desta temática.


Palavras-chave


Formação de Professores; EPT; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto nº 630, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planal to.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6301.htm. Acesso em: 06 jun. 2015.

BRASIL. Decreto nº 7589, de 26 de outubro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2015.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, E. P. F; GOMES, H. R. A Formação Pedagógica e a Formação em Educação Profissional e Tecnológica de Tutores da Rede E-Tec Brasil no IFRN. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2015.

HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília/DF: MEC/Inep/Comped, 2002.

LITWIN, E.(org). Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.

MASETTO, M. Professor Univeristário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, F. C. P.; SILVA, C. S. da. Ensino médio integrado à profissionalização: os desafios para a formação docente. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – SENEPT. Minas Gerais: CEFET-MG, 2010. Disponível em: http://www.senept.cefet mg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/FORMACAO_PEDAGOGICA.pdf. Acesso em: 07 jun. 2015.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

THERRIEN, J. A natureza reflexiva da prática docente: elementos da identidade profissional e do saber da experiência docente. Educação em debate. Fortaleza, Ano 19, n. 33, 1997.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: