O Pensamento Computacional como Objeto de Estudo na Formação Inicial de Professores em Pesquisas de Doutorado

uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13692

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pensamento computacional, Revisão sistemática.

Resumo

Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL, que teve como objetivo realizar um mapeamento para investigar de que maneira o Pensamento Computacional tem sido abordado em cursos de formação inicial de professores, em pesquisas de doutorado no Brasil. Para isso, foram definidos protocolos com base na proposta metodológica de Kietchenham, tendo como período de busca os anos entre 2006 e 2021. Com base nos resultados encontrados, foi possível verificar que ainda existem poucas pesquisas sendo desenvolvidas especificamente na formação inicial de professores. De um total de 36 teses contendo o pensamento computacional como tema, apenas 3 delas relatam experiências na formação inicial de professores em cursos licenciatura em matemática e pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, Luciana Leal; MALTEMPI, Marcus Vinícius. Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3J7gVuz>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11841

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to k-12: what is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 48–54, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/3GuD2cx>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1929887.1929905

BERSSANETTE, João Henrique; DE FRANCISCO, Antonio Carlos. Um Panorama das Pesquisas sobre Pensamento Computacional em Programas De Pós-Graduação no Brasil: A Panorama of Research on Computational Thinking in Graduate Programs In Brazil. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 31-53, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3uxRoXl>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.31-53

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. 2017. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: < https://bit.ly/3LcpbeJ>. Acesso em: 07 fev. 2022.

BNCC. Base Nacional Curricular Comum. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3B2edn6>. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3oCFt7M> Acesso em: 07 fev. 2022.

BRENNAN, Karen; RESNICK, Mitchel. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada. 2012. p. 25. Disponível em: <https://bit.ly/3gwBLHk>. Acesso em: 07 fev. 2022.

CASE, R.; MCKEOUGH, A. Schooling and the development of central conceptual structures: An example from the domain of children’s narrative. International Journal of Educational Research, v. 13, n. 8, p. 835 – 855, 1989. ISSN 0883-0355. Disponível em: <https://bit.ly/3LgpAMT>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-0355(89)90068-2

CANAL, Ana Paula. Pensamento computacional articulado à resolução de

problemas no ensino para formação inicial de professores de matemática: uma abordagem a partir da Teoria de Robbie Case. Tese de doutorado. Orientação Silvia Maria de Aguiar Isaia; coorientação Vanilde Bisognin – Santa Maria: Universidade Franciscana – UFN, 2021. 317 f. : il. Disponível em: <https://bit.ly/3375ILc>. Acesso em: 07 fev. 2022.

CORRÊA JÚNIOR, Valdir José. Desafios e Possibilidades do Pensamento Computacional na Licenciatura Em Pedagogia: Um Estudo de Caso. Tese. 2020. 308 f. (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE) - Universidade Do Vale Do Itajaí Univali, [S. l.], 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3JaDwq1>. Acesso em: 07 fev. 2022.

CSTA; ISTE; NSF. Computational Thinking Teacher Resource. 2011. Disponível em:<https://bit.ly/3utkIyd>. Acesso em: 07 fev. 2022.

CUNY, Jan; SNYDER, Larry; WING, Jeannette M. Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress. 2010.

DE OLIVEIRA, Amanda Maria D.; BARRETO, Gabriel Vieira; VIANA, Flávia Roldan. A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2021. p. 198-207. Disponível em: <https://bit.ly/34h2wxe>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15911

DE FRANÇA, Rozelma Soares; DO AMARAL, Haroldo José Costa. Proposta metodológica de ensino e avaliaçao para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola. SBC, 2013. p. 179-188. Disponível em: <https://bit.ly/3332ckS>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/CBIE.WIE.2013.199

FRANÇA, Rozelma et al. A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In: Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2014. p. 219-228. Disponível em: <https://bit.ly/3utm7Vv>. Acesso em: 07 fev. 2022.

JESUS, Angelo Magno; SILVEIRA, Ismar Frango; DE LIMA PALANCH, Wagner Barbosa. Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 02, p. 69, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/34F72VO>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.69

GOMES, T. C. S.; MELO, J. C. B. O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning. In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3rvj5hC>. Acesso em: 07 fev. 2022.

Kitchenham, Barbara A. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE, 2007. Disponível em: < https://bit.ly/3FmkUlK> Acesso em: 07 fev. 2022.

KRETZER, Fabióla M. et al. Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 389-419, 2020. Disponível: <https://bit.ly/3srPGEp>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.389

MACHADO, E. Z. A. et al. Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação. In: Anais do XVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2010.

ORTIZ, Julia; OLIVEIRA, Carolina Moreira; PEREIRA, Roberto. Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional?. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2018. p. 520. Disponível em: <https://bit.ly/3J4xYNC>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.520

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 4. ed.Lisboa: Gradiva, 2005.

RAMOS, J. L.; ESPADEIRO, R. G. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Revista Educação, Formação & Tecnologias. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3rwqVHC>. Acesso em: 07 fev. 2022.

SANTOS, Clodogil Fabiano R. dos. Tese. 2019. 189 f. A Robótica Educacional como Recurso de Mobilização e Explicitação de Invariantes Operatórios na Resolução de Problemas (Doutorado Em Ensino De Ciência E Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, [S. l.], 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3JcKDy2>. Acesso em: 07 fev. 2022.

SOKOLONSKI, Ana Carolina; DE SÁ, Alirio Santos; DE ARAÚJO MACÊDO, Raimundo José. Uma Revisão Sobre a Formação Docente para o Ensino-Aprendizagem do Raciocínio Computacional no Brasil. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2021. p. 438-447. Disponível em: <https://bit.ly/3ovyuN7>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15935

WERLICH, Claudia; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: um mapeamento sistemático. In: XXIII Congresso Internacional de Informática Educativa. 2018. p. 375-384. Disponível em: <https://bit.ly/3rvSW1Z>. Acesso em: 07 fev. 2022.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM. v.49, n.3, March 2006. Disponível em: <https://bit.ly/34EYtdV>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZANETTI, Humberto; BORGES, Marcos; RICARTE, Ivan. Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2016. p. 21. Disponível em: <https://bit.ly/3B4e1nu>. Acesso em: 07 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.21

Downloads

Publicado

27/12/2022

Como Citar

COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; RIVERA, José Anglada. O Pensamento Computacional como Objeto de Estudo na Formação Inicial de Professores em Pesquisas de Doutorado: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13692, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13692. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13692. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.