O Pensamento Computacional como Objeto de Estudo na Formação Inicial de Professores em Pesquisas de Doutorado

uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13692

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pensamento computacional, Revisão sistemática.

Resumo

Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL, que teve como objetivo realizar um mapeamento para investigar de que maneira o Pensamento Computacional tem sido abordado em cursos de formação inicial de professores, em pesquisas de doutorado no Brasil. Para isso, foram definidos protocolos com base na proposta metodológica de Kietchenham, tendo como período de busca os anos entre 2006 e 2021. Com base nos resultados encontrados, foi possível verificar que ainda existem poucas pesquisas sendo desenvolvidas especificamente na formação inicial de professores. De um total de 36 teses contendo o pensamento computacional como tema, apenas 3 delas relatam experiências na formação inicial de professores em cursos licenciatura em matemática e pedagogia.

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Publicado

27/12/2022

Como Citar

COSTA JUNIOR, A. de O.; RIVERA, J. A. O Pensamento Computacional como Objeto de Estudo na Formação Inicial de Professores em Pesquisas de Doutorado: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13692, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13692. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13692. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

ARTIGOS