Educação física em ação: a eficácia da utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11363

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Tecnologias da Informação e Comunicação, Vlog, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um recurso didático capaz de aumentar o interesse pelas aulas de Educação Física em um curso técnico do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Presidente Figueiredo. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e método de pesquisa-ação, com utilização de pesquisa bibliográfica, documental e o questionário como técnicas de coleta de dados. Participaram do estudo 65 alunos. A primeira etapa envolveu a seleção dos conteúdos, criação dos roteiros e gravação de videoaulas. Na segunda etapa ocorreu a aplicação das videoaulas por meio de um Vlog. A terceira etapa foi composta pela avaliação do Vlog. Os resultados apontaram uma melhora significativa na aprendizagem e também o aumento da participação e interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Marcio Araujo Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Docente de Educação Física do IFAM - Campus Presidente Figueiredo. Atuando nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada de: Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica.

José Anglada Rivera, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Física. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) polo IFAM campus Manaus Centro.

Referências

BIANCHI, P.; PIRES, G. L.; VANZIN, T. As Tecnologias de Informação e Comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, v. 9, n. 2, p. 56 – 75, jul./dez. 2008.

BIANCHI, P.; PIRES, G. L. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de formação RBCE, Campinas, SP, v. 01, n. 02. mar. 2010. Disponível em:<http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/982/554>. Acesso em: 07 jan. 2020. ISSN 2175-3962.

BOSCATTO, J.D. Proposta curricular para a educação física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma construção colaborativa virtual. UNESP, Rio Claro, 2017, 164f.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos

/pdf/linguagens02.pdf acesso em 08 de out 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CARVALHO. J. Tecnologia Educacional para o Ensino do Atletismo: O jogo de Mesa como um Recurso Didático-pedagógico. UNESP, Rio Claro, 2013, 103f.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005.

DINIZ, I. K. S. Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. 2014. 215f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. UNESP, Rio Claro, 2014.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000300011&lng=en>. Acesso em: 29 out. 2018.

FRANCO, L. C. P. Jogos Digitais Educacionais nas aulas de Educação Física: Olympia, um videogame sobre os Jogos Olímpicos. UNESP, Rio Claro, 2014, 166f.

FRIGOTTO, G; CIAVATA, M; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GARIGLIO, J. Â. Educação Física no currículo de uma escola profissionalizante: um caso sui generis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23. n. 2. p. 69-88, 2002.

GEMENTE, F. R. F. Atletismo na educação física escolar: a elaboração colaborativa do software Atletic. UNESP, Rio Claro, 2015, 216f.

GERMANO, V. A. C. Educação física escolar e currículo do Estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do Hip Hop e Street dance. UNESP, Rio Claro, 2015, 158 f.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, L. F. Possibilidades da mídia na Educação Física escolar: uma análise da produção do labomídia/UFSC. TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 22. 2018.

SENA, D. C. S. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino da Educação Física escolar. Revista Digital Hipertextus, Recife, PE, n. 6, p. 1-12. Ago. 2011. Disponível em:<http://www.hipertextus.net/volume6/

Hipertextus-Volume6-Dianne-Cristina-Souza-de-Sena.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2020.

SEVERINO, C. D. A percepção dos professores sobre o ensino do Basquetebol, a participação das meninas e o uso das TICs nas aulas de Educação Física. 2019. 223f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. UNESP, Rio Claro, 2019.

SILVA, M. A.; SILVA, L. O.; MOLINA NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2016.

SILVEIRA, J; PIRES, G. L. Escola, docência, formação e mídia-educação(física): reflexões a partir da cultura digital. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs). O profissional de Educação Física e suas atividades: olhares multidisciplinares. São Paulo: Edições Hipótese, p.91-109, 2016. (ISBN 978-85-907944-7-9)

SOBRINHO, G.M., NASCIMENTO, R.J., MARCHESSOU, F. (2004). Internet e educação física: aplicações. In: 11º Congresso Internacional de Educação a Distância. Disponível em:<http://www.abed.org.br/congresso2004/por/

htm/110-TC-D1.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2019.

TENÓRIO, K. M.R; BEZERRA, B. B; SOUZA JÚNIOR, M; SILVA, P. N.G. MELO, M. S.T. Propostas curriculares Estaduais para Educação Física: uma análise do binômio intencionalidade-avaliação. Motriz, Rio Claro, v.18, n.3, 2012.

TRIPP, D; Pesquisa Ação: Uma Introdução Metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31 n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

ZANELLA, A. L. Percepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de Educação Física no Campus Laranjal do Jari. 2017. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ: 2017.

Downloads

Publicado

16/06/2021

Como Citar

SOBRINHO, Eder Marcio Araujo; RIVERA, José Anglada. Educação física em ação: a eficácia da utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11363, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11363. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11363. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.