Educação física em ação: a eficácia da utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11363

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Tecnologias da Informação e Comunicação, Vlog, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um recurso didático capaz de aumentar o interesse pelas aulas de Educação Física em um curso técnico do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Presidente Figueiredo. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e método de pesquisa-ação, com utilização de pesquisa bibliográfica, documental e o questionário como técnicas de coleta de dados. Participaram do estudo 65 alunos. A primeira etapa envolveu a seleção dos conteúdos, criação dos roteiros e gravação de videoaulas. Na segunda etapa ocorreu a aplicação das videoaulas por meio de um Vlog. A terceira etapa foi composta pela avaliação do Vlog. Os resultados apontaram uma melhora significativa na aprendizagem e também o aumento da participação e interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Eder Marcio Araujo Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Docente de Educação Física do IFAM - Campus Presidente Figueiredo. Atuando nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada de: Administração, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica.

José Anglada Rivera, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Física. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) polo IFAM campus Manaus Centro.

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

SOBRINHO, Eder Marcio Araujo; RIVERA, José Anglada. Educação física em ação: a eficácia da utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11363, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11363. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11363. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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