A presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica

um olhar sobre as relações de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14179

Palavras-chave:

Relações de gênero; Feminismo; mulheres educação profissional

Resumo

Neste artigo, analisa-se como se constituem as desigualdades de gênero entre as estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de uma instituição de ensino brasileira. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários e oficinas. Para a análise das informações, utilizou-se como base a técnica de Análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que há desigualdade de gênero e preconceito em relação às mulheres em cursos técnicos integrados da unidade pesquisada. Constatou-se também que as estudantes pesquisadas estão passando por um processo de desconstrução social, em busca de equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Simone de Souza Silva Rocha, Instituto Federal Fluminense

Instituto Federal Fluminense

André Fernando Uébe Mansur, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduado em Administração pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Professor e Coordenador do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias (MPET). Professor do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (ProfETP). Professor do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e à Gestão (SAEG). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF). Participante do programa VET Teachers for the Future na Finlandia, pela SETEC/MEC. >> ÁREAS DE PESQUISA atuais: Modelos de Ensino Aprendizagem, Modelos de Avaliação Discente, Teoria da Complexidade, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional 

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSUL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa (CAPES/PDSE nº 13729/12-8). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação (FACVEST) e Graduada em Ciências Sociais (UFRGS). Atuou como professora na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Foi professora na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, onde atuou ainda como orientadora educacional e como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. É professora de Sociologia no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), docente nos cursos técnico-integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), onde orienta pesquisas de Mestrado e Iniciação Científica em suas facetas sobre juventudes, educação, escola, gênero, sexualidades e religião, especialmente vinculadas a Educação Profissional e Tecnológica e ao Ensino Médio Integrado. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Tecnologias (IFSUL/CNPq) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul/CNPq). Integra o Observatório em Educação Profissional e Tecnológica (IFSul) e o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Pesquisadora sobre juventudes, religião e educação, desenvolvendo importantes discussões sobre culturas, identidades e processos educacionais em suas múltiplas perspectivas na contemporaneidade. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

ROCHA, Simone de Souza Silva; MANSUR, André Fernando Uébe; PRATES, Daniela medeiros de Azevedo. A presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica: um olhar sobre as relações de gênero. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. 14179, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14179. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/e14179. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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