ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS

Gisele Oliveira Ribeiro Wanzeler, Admilson Eustáquio Prates

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar o Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ribeirão das Neves e o Ensino Médio Integral Integrado de Minas Gerais. Para alcançarmos o objetivo traçado neste estudo, realizamos revisão bibliográfica acerca do tema e análise documental, utilizando para o tratamento dos dados, a análise por categorias proposta por Bardin (2002). Os documentos analisados foram: o Documento Orientador do Projeto Pedagógico para escolas Pólo de Educação Múltipla/ POLEM, que ofertam Ensino Médio Integral e Integrado/2018 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio /2017 do Instituto Federal de Minas Gerais/Ribeirão das Neves. As categorias analisadas foram: Finalidade e Concepção do Ensino Médio Integral/Integrado; as formas de oferta do curso e ingresso; carga horária e currículo integrado.Através deste estudo, pode-se concluir que o Ensino Médio Integrado do IFMG de Ribeirão das Neves propõe a integração da formação geral e formação profissional. OEnsino Médio Integral e Integrado de Minas Gerais propõe a integração dos componentes da Base Nacional Comum (formação básica) com a parte Flexível do Currículo, com a possibilidade de um curso técnico profissionalizante.As duas propostas têm aspectos distintos, mas enfatizam uma formação humana integral e a adoção de um currículo integrado.

Palavras-chave


Ensino médio integrado; Ensino Médio Integral e Integrado; Currículo integrado; Educação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8568

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