ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8568

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Ensino Médio Integral e Integrado, Currículo integrado, Educação profissional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ribeirão das Neves e o Ensino Médio Integral Integrado de Minas Gerais. Para alcançarmos o objetivo traçado neste estudo, realizamos revisão bibliográfica acerca do tema e análise documental, utilizando para o tratamento dos dados, a análise por categorias proposta por Bardin (2002). Os documentos analisados foram: o Documento Orientador do Projeto Pedagógico para escolas Pólo de Educação Múltipla/ POLEM, que ofertam Ensino Médio Integral e Integrado/2018 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio /2017 do Instituto Federal de Minas Gerais/Ribeirão das Neves. As categorias analisadas foram: Finalidade e Concepção do Ensino Médio Integral/Integrado; as formas de oferta do curso e ingresso; carga horária e currículo integrado.Através deste estudo, pode-se concluir que o Ensino Médio Integrado do IFMG de Ribeirão das Neves propõe a integração da formação geral e formação profissional. OEnsino Médio Integral e Integrado de Minas Gerais propõe a integração dos componentes da Base Nacional Comum (formação básica) com a parte Flexível do Currículo, com a possibilidade de um curso técnico profissionalizante.As duas propostas têm aspectos distintos, mas enfatizam uma formação humana integral e a adoção de um currículo integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

ARTIAGA, Débora Martins; ALVES, Daniela Alves de. Perspectivas dos alunos sobre o Ensino Médio Integrado: por que o fazem? In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.p. 257 - 279.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002.

BRAZ, Ana Ângela Araújo. Desafios no Currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Escola Estadual de Educação Profissional Rodrigues Braz. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P 90. 2014.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

____. Decreto Nº 5.154, de 23 de julho de 2004.Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

____. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. ____. Ministério da Educação. Documento Base: Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em 21/01/2019.

____. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I: ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Carmen Sylvia Vidigal Moraes... et al.]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/images/cadernos/CADERNO1.pdf.

Acesso em 16/12/2018.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 83-105.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado. In:

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 307 – 315.

CRUZ SOBRINHO, Sidinei. Da natureza jurídica Dos IFs e do Ensino Médio Integrado.

Ensino em Foco, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 34 - 43, set. 2018. ISSN 2595-0479. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/446>.

Acesso em: 17 de março de 2019.IFMG/RIBEIRÃO DAS NEVES. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/cursos-1/tecnico/tec-administracao.

Acesso em 16 de janeiro de 2019.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG/ Campus Ribeirão das Neves. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. 2017. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/arquivos/nossos-cursos-arquivos/ppc-tecnico-em-administracao-integrado-versao-final-18-08-2017.pdf. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

MELO, Mayara Soares de; SILVA, Roberto Ribeiro da. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Os desafios na consolidação de uma Educação Politécnica.

In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.p. 184 - 198.

MINAS GERAIS. Documento orientador do Projeto Pedagógico para escolas Polo de Educação Múltipla/ POLEM que ofertam Ensino Médio Integral e Integrado. 2018. Disponível em: http://www.dcs.ufv.br/wp-content/uploads/DOCUMENTO-ORIENTADOR-2018-20-dezembro-2017.pdf. Acesso em: 05/12/2018.

______. Documento Orientador da Política de Educação Integral e Integrada e Implementação das escolas Polo de Educação Múltipla em Minas Gerais. 2017.

Disponível em: http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Documento%20Pol%C3%ADti ca%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Integral%20e%20Integrada%20FINAL. pdf. Acesso em: 20/03/2019.

MOLL. Jaqueline. Reformar para retardar: a lógica da mudança no EM. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 61-74, jan./jun. 2017. Disponível em:

REGATTIERI, Marilza Machado Gomes; CASTRO, Jane Margareth. (Orgs). Currículo integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: UNESCO, 2013.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em:https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso: 15/12/2018 RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 106-125.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em tempos de Regressão. 2018. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.p. 20 - 43.SILVA, Katharine Ninive Pinto;

RAMOS, Marise. O Ensino Médio Integrado no contexto da Avaliação por resultados. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.567-583, jul.-set., 2

Downloads

Publicado

11/08/2019

Como Citar

WANZELER, Gisele Oliveira Ribeiro; PRATES, Admilson Eustáquio. ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8568, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8568. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8568. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.