O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TURISMO - CEFETRN/IFRN - CAMPUS NATAL/CENTRAL (2005-2011)

Aline Cristina Silva Lima, Olívia Morais Medeiros Neta

Resumo


O presente estudo busca compreender o espaço que o Ensino de História ocupava no currículo do Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo, do CEFETRN/IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011). Realizamos um levantamento bibliográfico sobre a produção do conhecimento na área de Ensino de história, com ênfase no diálogo com trabalhos de Circe Bittencourt, Geraldo Horn e Geyso Germinari. No que concerne a relação Educação/trabalho seguimos os princípios definidos por Antonio Gramsci, revisitando também as concepções de Ensino Médio Integrado e Educação Profissional mais contemporâneas, bem como as prescrições legais para essa modalidade, o Decreto 5.154/2004 e o Plano de Curso de Turismo. Entrevistamos docentes de História que atuaram no referido curso, para entendermos as concepções de Ensino de História e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos liames entre EMI e Ensino de História. Percebemos que embora haja avanços no PPC de Turismo (2005), e algumas possibilidades do exercício da história temática e de uma aproximação mais eficaz entre história e trabalho, ainda prevalece a noção de linearidade e eurocentrismo na organização curricular, dificultando a proposta de integração inerente ao EMI. No que concerne às práticas dos professores, afirmamos que não havia um modelo de Ensino de História, mas múltiplas práticas e concepções.


Palavras-chave


Ensino de História, Ensino Médio Integrado, Currículo, Práticas Pedagógicas

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3217

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