O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TURISMO - CEFETRN/IFRN - CAMPUS NATAL/CENTRAL (2005-2011)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3217

Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino Médio Integrado, Currículo, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo busca compreender o espaço que o Ensino de História ocupava no currículo do Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo, do CEFETRN/IFRN - Campus Natal/Central (2005-2011). Realizamos um levantamento bibliográfico sobre a produção do conhecimento na área de Ensino de história, com ênfase no diálogo com trabalhos de Circe Bittencourt, Geraldo Horn e Geyso Germinari. No que concerne a relação Educação/trabalho seguimos os princípios definidos por Antonio Gramsci, revisitando também as concepções de Ensino Médio Integrado e Educação Profissional mais contemporâneas, bem como as prescrições legais para essa modalidade, o Decreto 5.154/2004 e o Plano de Curso de Turismo. Entrevistamos docentes de História que atuaram no referido curso, para entendermos as concepções de Ensino de História e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos liames entre EMI e Ensino de História. Percebemos que embora haja avanços no PPC de Turismo (2005), e algumas possibilidades do exercício da história temática e de uma aproximação mais eficaz entre história e trabalho, ainda prevalece a noção de linearidade e eurocentrismo na organização curricular, dificultando a proposta de integração inerente ao EMI. No que concerne às práticas dos professores, afirmamos que não havia um modelo de Ensino de História, mas múltiplas práticas e concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Cristina Silva Lima, IFRN

Formada em História - Licenciatura Plena e Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. Desenvolve pesquisa na área de Ensino de História e Educação Profissional, com ênfase nas práticas pedagógicas.

Olívia Morais Medeiros Neta, UFRN

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação, história e espaços, historiografia e ensino de história.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo M. de Lima. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. 36ª Reunião Nacional da ANPED, Goiânia, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt09_trabalhos_pdfs/gt09_3041_texto.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2014.

BEZERRA, Luzia Freire da C. As bases da industrialização brasileira à época do desenvolvimento do ensino técnico. In: PEGADO, Erika Araújo da Cunha (Org.). A trajetória do CEFET-RN desde a sua criação no início do século XX ao alvorecer do século XXI. 2. ed. Natal: IFRN, 2010. p. 15-30.

BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In:__BITTENCOURT, Circe M. Fernandes (Org.). O saber histórico na sala de aula. 12 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

BRASIL, Decreto n. 5.154/04 - Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejadecreto5154.pdf>. Acessado em: 10 set. 2013.

BRASIL. Curso Técnico de Nível Médio Integrado – Turismo: Plano de Curso. Autorizado pela Resolução Nº 05/2005-CD-CEFET-RN. Disponível no arquivo eletrônico institucional do IFRN - Campus Cidade Alta.

BRASIL. Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio: Documento Base. Brasília, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2010.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Cortez, 1991.

HORN, Geraldo B; GERMINARI, Geyso D. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline et al (Org.). Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2009.

MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010. Tradução: Paolo Nosella.

MONTEIRO, Ana Maria F. C. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

NÓVOA, António. Diz-me como ensinas, dirte-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

OLIVEIRA E SILVA, Miriam S. de. Meu Curso e a história: a interdisciplinaridade no curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Holos, Natal, ano 29, v. 1, 2013. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/850/654>. Acesso em: 20 ago. 2014.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla. O que e como ensinar – Por uma História prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 17-48.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação Educação Profissional e Educação Básica. In: MOLL, Jaqueline e Colaboradores. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2008. p. 38-54.

Downloads

Publicado

18/12/2015

Como Citar

LIMA, Aline Cristina Silva; MEDEIROS NETA, Olívia Morais. O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TURISMO - CEFETRN/IFRN - CAMPUS NATAL/CENTRAL (2005-2011). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 11–33, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3217. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3217. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.