Das Escolas de Aprendizes Artífices ao ensino técnico industrial (1909-1943)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.14026Palavras-chave:
História da educação; Educação Profissional; Ensino Técnico.Resumo
A proposição deste artigo decorre do interesse dos seus autores em apresentar uma problematização sobre o processo de constituição da política nacional para instituir a formação do técnico industrial. Para alcançar tal intento, partiu-se da constituição da Rede Federal de Educação Profissional, em 1909, momento embrionário, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, desdobrando-se em mudanças que alcançaram a sua transformação em Liceu Industrial até a implementação da Lei Orgânica do Ensino Industrial, 1942, quando foi esquadrinhada, de forma mais adensada, a política para formação do técnico industrial. As fontes utilizadas foram as Leis e Decretos dos anos de 1906 a 1942, além das pesquisas sobre a temática. Tais fontes foram analisadas a partir da inspiração do suporte teórico-metodológico da História da Educação.
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