A participação dos estudantes nos espaços de decisão

o grêmio estudantil como travessia para uma outra relação dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14896

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Democracia, Educação Profissional e Tecnológica, Formação Integral, Grêmio Estudantil

Resumo

O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa em desenvolvimento em um Centro de Educação Profissional e se apresenta com a perspectiva de colaborar para o debate a respeito do protagonismo estudantil. Pretende investigar a participação dos estudantes e identificar a perspectiva dos agentes e atores da escola em relação à participação do estudantes. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que as principais ferramentas metodológicas foram a aplicação de questionário e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas, além de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam, dentre outros aspectos, que a participação dos estudantes nos espaços intramuros da escola ainda encontra resistência, fato que reforça a necessidade desse debate, indo além dos instrumentos legais e documentos internos.

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Biografia do Autor

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal Catarinense - IFC

Titulação e vínculo institucional: Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Docente Efetivo do Instituto Federal Catarinense (IFC- Blumenau). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Gestão, Políticas e História da Educação Profissional e Tecnológica (GPHEPT).

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Publicado

22/04/2024

Como Citar

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Edição

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ARTIGOS

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