As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14981

Palavras-chave:

Surdo , Inclusão, Interculturalidade , Formação docente , Libras

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar as necessidades formativas dos professores do ensino médio integrado ao ensino profissional, em relação aos conhecimentos necessários para a prática com alunos surdos. Discute-se a educação intercultural como contributo para a apreensão da cultura surda em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública. Os dados revelaram a ausência de conhecimento dos professores sobre a pessoa surda, a dificuldade de comunicação, o desconhecimento em Libras e ausência de prática adequada. Concluiu-se que para o Ensino de surdos avançar na perspectiva da interculturalidade, é fundamental o envolvimento da comunidade escolar, tendo em vista maior articulação entre processos formativos e práticas de ensino.

 

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Biografia do Autor

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal do Ceará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação docente, saberes e identidade docente e pesquisa (auto)biográfica.

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Publicado

25/04/2024

Como Citar

RODRIGUES HOLANDA GADELHA, Rafaella; LÂNIA ROQUE FERNANDES, Natal. As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14981, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14981. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14981. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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