As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14981

Palavras-chave:

Surdo , Inclusão, Interculturalidade , Formação docente , Libras

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar as necessidades formativas dos professores do ensino médio integrado ao ensino profissional, em relação aos conhecimentos necessários para a prática com alunos surdos. Discute-se a educação intercultural como contributo para a apreensão da cultura surda em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública. Os dados revelaram a ausência de conhecimento dos professores sobre a pessoa surda, a dificuldade de comunicação, o desconhecimento em Libras e ausência de prática adequada. Concluiu-se que para o Ensino de surdos avançar na perspectiva da interculturalidade, é fundamental o envolvimento da comunidade escolar, tendo em vista maior articulação entre processos formativos e práticas de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal do Ceará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação docente, saberes e identidade docente e pesquisa (auto)biográfica.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 2005, P. 28. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em 13 julho 2022.

________. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de dez.1996.

COSTA, M. A. da. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. Tese. Universidade Federal de Uberlândia. Programa de pós-graduação em Educação. Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13638/1/t.pdf. Acesso em 07 julho 2022.

CRUZ, D.F. Implantação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino superior. Pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC-CNPQ. Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e formação de professores / Reinaldo Matias Fleuri. - João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

IFCE. PROFEPT. Disponível em: <https://ifce.edu.br/fortaleza/profept/pagina-inicial> Acesso em: 09 fev. 2023.

________. Cursos. Disponível em: <https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/ead/licenciatura-em-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica> Acesso em: 09 feverreiro 2023.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Intérprete de Libras em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009

MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. – Brasília: MEC, SETEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf> Acesso em: 11 fev. 2023.

MERCADO, Edna Aparecida. O significado e implicações da inserção de libras na matriz curricular do curso de pedagogia. In: ALBRES, Neiva de Aquino. Libras em estudo: ensino‐ aprendizagem. São Paulo: FENEIS‐SP, 2012

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

ROCHA, TB., and MIRANDA, TG. A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise de seu acesso e permanência. In: DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 27-37. ISBN: 978- 85-232-0928-5. Available from SciELO Books.

NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom

Quixote, 1995.

PAIVA, G. X. dos S.; FARIA, J. G.; CHAVEIRO, N. O ensino de libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 68–80, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i1.53145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/53145. Acesso em: 5 out. 2022

PEREIRA, M.C.C. (2000). Formação de Profissionais na área da surdez na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. In: Seminário Surdez: Desafios para o próximo milênio, Anais do Seminário Surdez: Desafios para o próximo milênio (pp. 128-132). Rio de Janeiro. Recuperado:1 jun. 2016. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002965.pdf

PETEROSSI, H.G. (1994). Formação do professor para o ensino técnico. São Paulo: Edições Loyola.

PROSPED. Pesquisa do IBGE revela dados sobre inclusão. Disponível em:

<https://prosped.com.br/noticias/pesquisa-do-ibge-revela-dados-sobre inclusao/#: ~ :text=Os%20dados% 20revelam%20 que%20o,m%C3%A1ximo% 20o%20ensino% 20fundamental%20incompleto>. Acesso 9 fev. 2023.

QUADROS, R. M. de; PATERNO, U. Políticas Linguísticas: O Impacto do Decreto 5.626 para os Surdos Brasileiros. In. Espaço: informativo técnico-científico do INES. nº 25 (jan/jun 2006) v. Semestral. Rio de Janeiro: INES, 2006.

SENA, F. S., CARVALHO, L. S. F. B. MELO, M. A. L. Surdez: uma abordagem sobre a perspectiva oralista. V Conedum Congresso Nacional de Educação. Ano: 2017.

SKLIAR, C.B. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, C.B. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

TOMAZETTI, E. M.; SCHLICKMANN, V. Escola, Ensino Médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331-342, jun. 2016 Disponpivel em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/T5dKxxMSzCRsPsFwm49hxgs/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20 ago. 2022.

Downloads

Publicado

25/04/2024

Como Citar

RODRIGUES HOLANDA GADELHA, Rafaella; LÂNIA ROQUE FERNANDES, Natal. As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14981, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14981. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14981. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.