IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10532

Palavras-chave:

Educação Científica. Ensino de Ciências. Formação Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da educação científica na formação de futuros professores das licenciaturas e analisar como esta formação científica pode contribuir para a compreensão crítica para o ensino de ciências. Tem como categorias de análise educação científica, ensino de ciências, formação docente numa perspectiva crítica voltada para a aprendizagem efetivamente significativa. Para tanto, aborda estas categorias à luz do materialismo histórico dialético, tendo como referencial teórico os estudos de Marx, Engels, Chassot, Fourez, Cachapuz, dentre outros. No que concerne aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e utilizam-se como técnicas de pesquisa a revisão bibliográfica e documental. Conclui-se que investigar como o ensino de ciências está sendo desenvolvido nas licenciaturas é imprescindível para a formação dos futuros docentes  e, consequentemente, para sua prática  em suas salas de aula. É preciso pensar a ciência para além do caráter abstrato e, portanto, inatingível. É necessário que o ensino de ciências parta do movimento do real, ou seja, ensinar ciências acompanhando a realidade e as transformações cotidianas, instrumentalizando o aluno a pensar criticamente esta realidade.

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Biografia do Autor

Alesson Sardinha de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Licenciado em Química/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCAR.

Elen de Fátima Lago Barros Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO/UFSCAR

PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR DOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA 

PROFESSORA DO PROFEPT/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

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Publicado

11/03/2021

Como Citar

MORAES, Alesson Sardinha de; COSTA, Elen de Fátima Lago Barros. IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10532, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10532. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10532. Acesso em: 2 nov. 2024.

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