O PROFEPT COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE SUPERIOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11151

Palavras-chave:

Labour and Education, Graduate Proframme.Teacher qualification at PTE, PROFEPT.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem como princípio a formação humana integral e para o mundo do trabalho. Para atuar no ensino na EPT é imprescindível uma formação docente sólida que permita aos professores compreender a relação intrínseca entre educação e trabalho. Neste artigo analisaremos o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/PROFEPT, afirmando a sua importância como um espaço acadêmico para a reflexão e formação de docentes que atuam nesta modalidade de ensino. Para a compreensão do objeto de estudo e suas categorias, define-se como método de abordagem o materialismo histórico dialético. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos trata-se de revisão de literatura e pesquisa documental. Espera-se com este artigo contribuir para o debate sobre a importância de adotar uma política de formação docente condizente com os desafios enfrentados, na atual conjuntura econômica.

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Biografia do Autor

Elen de Fátima Lago Barros Costa, IFMA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO/UFSCAR

PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR DO IFMA

PROFESSORA DO PROFEPT/IFMA

Maria Cristina Santos, Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR

Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

COSTA, Elen de Fátima Lago Barros; SANTOS, Maria Cristina. O PROFEPT COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE SUPERIOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11151, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11151. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11151. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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