A produção de conhecimento no ProfEPT no período de 2018 A 2020

o que o conjunto das dissertações revela?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16088

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Produção de conhecimento, comunicação científica

Resumo

Buscou caracterizar as dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), no período de 2018 a 2020 e identificar, por meio da análise das palavras-chave, os eixos temáticos revelados pelo conjunto das dissertações. Foi realizada uma análise descritiva, seguida de uma análise das relações de co-ocorrência de palavras-chave. Os resultaram evidenciaram ser o ProfEPT um importante movimento de produção de conhecimento sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que, apesar da multiplicidade de temas investigados, as produções se mostraram coerentes com os conceitos e preocupações fundamentais de uma EPT apoiada na noção de trabalho como princípio educativo. Aponta para a natureza reflexiva do programa, na perspectiva de uma práxis investigativa, representando um dos maiores movimentos institucionais de formação de um quadro nacional de pesquisadores sobre a EPT, orientados por um viés crítico e emancipatório.

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Biografia do Autor

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutor em Ciência da Informação. Mestre em Educação. Pedagogo. Professor do Instituto Federal de Brasília nos cursos Licenciatura em Química e Mestrado em Educação Profissional (ProfEPT).

Debora Leite Silvano, Instituto Federal de Brasília

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2011).

Igor de Oliveira Melo Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Paracatu

Possui graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Brasília (2021).

Referências

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

SILVA, Claudio Nei Nascimento da; SILVANO, Debora Leite; BORGES, Igor de Oliveira Melo. A produção de conhecimento no ProfEPT no período de 2018 A 2020: o que o conjunto das dissertações revela?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16088, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16088. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16088. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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