A produção de conhecimento no ProfEPT no período de 2018 A 2020
o que o conjunto das dissertações revela?
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16088Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Produção de conhecimento, comunicação científicaResumo
Buscou caracterizar as dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), no período de 2018 a 2020 e identificar, por meio da análise das palavras-chave, os eixos temáticos revelados pelo conjunto das dissertações. Foi realizada uma análise descritiva, seguida de uma análise das relações de co-ocorrência de palavras-chave. Os resultaram evidenciaram ser o ProfEPT um importante movimento de produção de conhecimento sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que, apesar da multiplicidade de temas investigados, as produções se mostraram coerentes com os conceitos e preocupações fundamentais de uma EPT apoiada na noção de trabalho como princípio educativo. Aponta para a natureza reflexiva do programa, na perspectiva de uma práxis investigativa, representando um dos maiores movimentos institucionais de formação de um quadro nacional de pesquisadores sobre a EPT, orientados por um viés crítico e emancipatório.
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