Professores da EPT

levantamento da oferta de formação docente no Instituto Federal do Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14386

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, carreira EBTT, IFAP

Resumo

Este artigo objetiva discutir a formação de professores para a educação profissional e tecnológica, enfatizando as ações exercidas dentro do Instituto Federal do Amapá. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, partindo da revisão teórica e histórica acerca da educação profissional e da carreira EBTT. Empreendeu-se um levantamento das ações do IFAP em relação à oferta de cursos com ênfase na formação em Educação Profissional e consultou-se documentos e dados disponibilizados pela Instituição. Foi identificado um aumento da oferta de cursos de formação para a EPT ao longo dos anos. Esses resultados refletem a necessidade de formação imposta pela Resolução CNE/CEB nº6/2012 e são reflexo das discussões impulsionadas com a expansão da Rede Federal.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Barbosa de Souza, IFAP

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT/IFAP. Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Campus Santana)

Mábia Nunes Toscano, IFAP

Possui graduação em Letras- Português (UFPB-2010), mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB-2013) e doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (2019). Atualmente é professora do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e integrante do Laboratório da Compreensão Neurocognitiva da Linguagem (LACON - UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaços Mentais, Mesclagem Conceptual, Compreensão da Linguagem em Indivíduos com Doença de Alzheimer, Linguagem e Envelhecimento e Simulação Mental. 

Diego Armando Silva da Silva, Instituto Federal do Amapá

Coordenador local do projeto Monitoramento de Árvores Gigantes na Amazônia. Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018) na Linha de Pesquisa de Manejo e Otimização (Pesquisa Operacional) de Atividades Produtivas do Manejo Florestal Comunitário no Amapá. Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) na linha de pesquisa de manejo e otimização do manejo comunitário florestal comunitário na Amazônia, trabalho premiado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no Premio de economia e Mercado do SFB. Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá (2011). Professor EBTT do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e manejo da Amazônia (CEEMA). Foi coordenador de curso de Gestão Ambiental/IFAP (2018-2019). Chefe de Departamento de Ensino/IFAP (2019 à 2020). Chefe de Departamento de Pesquisa, Extensão e Inovação (2020 à 2021). Diretor Geral Substituto do IFAP Campus Laranjal do Jari (2021 à 2022). Trabalhou como professor temporário na Universidade Estadual do Amapá (UEAP), IFAP e IMMES. Tem experiência na área de planejamento operacional, tático e estratégico na área de recursos florestais, com ênfase em economia florestal, gestão florestal e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, modelagem matemática e probabilística, inventário florestal e manejo florestal comunitário.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

SOUZA, Kelly Cristina Barbosa de; TOSCANO, Mábia Nunes; SILVA, Diego Armando Silva da. Professores da EPT: levantamento da oferta de formação docente no Instituto Federal do Amapá. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14386, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14386. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14386. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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