História da Educação Profissional e Tecnológica

um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR entre 2020 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15957

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação, ProfEPT, IFPR

Resumo

Utilizando como metodologia o estudo de caso, este artigo objetiva analisar as dissertações e produtos educacionais relacionados com a história da Educação Profissional e Tecnológica, defendidos no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) ofertado na instituição associada IFPR. São apresentadas quatro (4) dissertações com seus respectivos produtos educacionais, analisados por meio de três (3) categorias: I) sobre a temática abordada; II) sobre o referencial teórico e epistemológico utilizado nas dissertações e; III) sobre as possibilidades/ requisitos para a replicação dos produtos educacionais apresentado pelos autores.

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Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Douglas Silva do Prado, IFPR

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Servidor público federal ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas e Professor de História do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Vanessa Cauê Krugel, UTFPR

Doutoranda em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), na linha Tecnologia e Trabalho. Mestra Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio (IFPR). Graduada em Design de Móveis (UTFPR). Técnica em Desenho Industrial (CEFET-PR).

Juliane Aparecida Matos da Costa, UFPR

Mestra Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Gestão Pública (IFPR). Especialista em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar (UFPR). Graduada em Serviço Social (UFJF). Servidora Pública Federal no cargo de Assistente Social na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Ciências Jurídicas.

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Publicado

27/11/2023

Como Citar

LEMOS JUNIOR, Wilson; PRADO, Douglas Silva do; KRUGEL, Vanessa Cauê; COSTA, Juliane Aparecida Matos da. História da Educação Profissional e Tecnológica: um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR entre 2020 e 2022. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15957, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15957. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15957. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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