História da Educação Profissional e Tecnológica

um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR entre 2020 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15957

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação, ProfEPT, IFPR

Resumo

Utilizando como metodologia o estudo de caso, este artigo objetiva analisar as dissertações e produtos educacionais relacionados com a história da Educação Profissional e Tecnológica, defendidos no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) ofertado na instituição associada IFPR. São apresentadas quatro (4) dissertações com seus respectivos produtos educacionais, analisados por meio de três (3) categorias: I) sobre a temática abordada; II) sobre o referencial teórico e epistemológico utilizado nas dissertações e; III) sobre as possibilidades/ requisitos para a replicação dos produtos educacionais apresentado pelos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor  em Educação pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR. Professor do IFPR (Campus Curitiba). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Douglas Silva do Prado, IFPR

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Servidor público federal ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas e Professor de História do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Vanessa Cauê Krugel, UTFPR

Doutoranda em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), na linha Tecnologia e Trabalho. Mestra Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio (IFPR). Graduada em Design de Móveis (UTFPR). Técnica em Desenho Industrial (CEFET-PR).

Juliane Aparecida Matos da Costa, UFPR

Mestra Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituição Associada: Instituto Federal do Paraná (IFPR). Especialista em Gestão Pública (IFPR). Especialista em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar (UFPR). Graduada em Serviço Social (UFJF). Servidora Pública Federal no cargo de Assistente Social na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Ciências Jurídicas.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 2005.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, nº.3, P.1-20, 2005. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122

CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de janeiro: Lamparina, CNPQ, Faperj, 2009a.

CIAVATTA, Maria. Trabalho como Princípio Educativo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009b.

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

COSTA, Juliane Aparecida Matos. Um olhar de gênero sobre as edições da Revista eu sei tudo (1917 a 1958): costumes tradicionais. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2022.

CUNHA, Ana Lídia Braga Melo; SILVA, Cybelle Dutra da; LIMA, Erika Roberta Silva de. Educação profissional e tecnológica no Brasil: expansão e políticas públicas educacionais. In: V Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Garanhuns/PE, 2014. Anais eletrônico. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/EIXO_5/AnaldiaBraga-CO05.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2021.

ESCOTT, Clarice Monteiro [et al.]. Planejamento Estratégico ProfEPT: Quadriênio 2022-2025. 1. ed. Vitória, ES: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PROFEPT (NAPE), 2021.

FREITAS, Wesley Ricardo de Souza; JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011. Disponível em: http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/560. Acesso em: 3 agosto 2023.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Regulamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Vitória: IFES, 2018a. Disponível em: < https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/2020_REGULAMENTO_GERAL_ProfEPT.pdf>. Acesso em 14 outubro 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Anexo ao Regulamento do ProfEPT. Vitória (ES): IFES, 2018b. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Anexo-ao-Regulamento-2019.pdf. Acesso em 14 outubro 2021.

KRUGEL, Vanessa Cauê. Tempos de Construção: a Escola Técnica da UFPR e sua expansão de cursos (1988-2000). 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 6 ed. Campinas: UNICAMP, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, p. 101-132, jul./dez. 1995.

PRADO, Douglas Silva do. Primeiras Escolas Normais do Brasil: formação de professores no Período Imperial (1835-1889). 2019. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

QUADROS, Eleandro de. Trajetória histórica do Curso Normal/Magistério no Colégio Estadual José Armim Matte, em Chopinzinho – PR (1960-1999). 2021. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

RAMOS, Marise. Prefácio. In: CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

ROCHA, Ananda Figueiredo. Educação profissional brasileira e participação feminina: uma análise histórica. Criar Educação, Santa Catarina, 2016. Disponível em:<http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2861>. Acesso em: 05 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v0i0.2861

SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do Sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. Sao Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

TELLES, Antonia Marlene Vilaca. A presença da mulher no contexto da história da educação (1960-1980). X ANPED Sul, Florianópolis, Santa Catarina, 2014.

TESSELER, Fani Averbuh. Vozes de mulheres: educação, universidade e trabalho nos anos 40 e 50 do século XX. 2009. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

27/11/2023

Como Citar

LEMOS JUNIOR, Wilson; PRADO, Douglas Silva do; KRUGEL, Vanessa Cauê; COSTA, Juliane Aparecida Matos da. História da Educação Profissional e Tecnológica: um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR entre 2020 e 2022. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15957, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15957. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15957. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.