História da Educação Profissional e Tecnológica
um panorama das dissertações e produtos educacionais defendidos no ProfEPT do IFPR entre 2020 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15957Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação, ProfEPT, IFPRResumo
Utilizando como metodologia o estudo de caso, este artigo objetiva analisar as dissertações e produtos educacionais relacionados com a história da Educação Profissional e Tecnológica, defendidos no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) ofertado na instituição associada IFPR. São apresentadas quatro (4) dissertações com seus respectivos produtos educacionais, analisados por meio de três (3) categorias: I) sobre a temática abordada; II) sobre o referencial teórico e epistemológico utilizado nas dissertações e; III) sobre as possibilidades/ requisitos para a replicação dos produtos educacionais apresentado pelos autores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 2005.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, nº.3, P.1-20, 2005. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p6122
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de janeiro: Lamparina, CNPQ, Faperj, 2009a.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como Princípio Educativo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009b.
CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
COSTA, Juliane Aparecida Matos. Um olhar de gênero sobre as edições da Revista eu sei tudo (1917 a 1958): costumes tradicionais. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
CUNHA, Ana Lídia Braga Melo; SILVA, Cybelle Dutra da; LIMA, Erika Roberta Silva de. Educação profissional e tecnológica no Brasil: expansão e políticas públicas educacionais. In: V Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Garanhuns/PE, 2014. Anais eletrônico. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/EIXO_5/AnaldiaBraga-CO05.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2021.
ESCOTT, Clarice Monteiro [et al.]. Planejamento Estratégico ProfEPT: Quadriênio 2022-2025. 1. ed. Vitória, ES: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PROFEPT (NAPE), 2021.
FREITAS, Wesley Ricardo de Souza; JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011. Disponível em: http://www.meep.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/560. Acesso em: 3 agosto 2023.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Regulamento do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Vitória: IFES, 2018a. Disponível em: < https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/2020_REGULAMENTO_GERAL_ProfEPT.pdf>. Acesso em 14 outubro 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Anexo ao Regulamento do ProfEPT. Vitória (ES): IFES, 2018b. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Anexo-ao-Regulamento-2019.pdf. Acesso em 14 outubro 2021.
KRUGEL, Vanessa Cauê. Tempos de Construção: a Escola Técnica da UFPR e sua expansão de cursos (1988-2000). 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 6 ed. Campinas: UNICAMP, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, p. 101-132, jul./dez. 1995.
PRADO, Douglas Silva do. Primeiras Escolas Normais do Brasil: formação de professores no Período Imperial (1835-1889). 2019. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
QUADROS, Eleandro de. Trajetória histórica do Curso Normal/Magistério no Colégio Estadual José Armim Matte, em Chopinzinho – PR (1960-1999). 2021. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
RAMOS, Marise. Prefácio. In: CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
ROCHA, Ananda Figueiredo. Educação profissional brasileira e participação feminina: uma análise histórica. Criar Educação, Santa Catarina, 2016. Disponível em:<http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2861>. Acesso em: 05 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v0i0.2861
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do Sistema nacional de educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. Sao Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
TELLES, Antonia Marlene Vilaca. A presença da mulher no contexto da história da educação (1960-1980). X ANPED Sul, Florianópolis, Santa Catarina, 2014.
TESSELER, Fani Averbuh. Vozes de mulheres: educação, universidade e trabalho nos anos 40 e 50 do século XX. 2009. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.